O Exército e as Mídias

No dia 19 de setembro de 2013, os estagiários do ECAM participaram, no auditório do Museu do Comando Militar do Sul, da palestra sobre o relacionamento do Exército com a mídia, apresentada pelo Tenente Coronel Costa Neto.

A referida palestra chamou a atenção dos estagiários do ECAM. Os futuros profissionais da área tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conferir diversas atividades de comunicação social realizadas pela Força Terrestre, assistindo filmetes em que o Exército demonstra transparência e abertura. – “Se o soldado não souber responder, ele precisa chamar o capitão. Se o mesmo também não souber, dai é repassado para os superiores. A ideia é não deixar a imprensa sem resposta.”

Durante a palestra o militar ressaltou a importância dos militares aprenderem a se relacionar bem com a imprensa e as mídias, pois tudo deve ser encarado como uma oportunidade de divulgar o Exército Brasileiro, citando a novela Salve Jorge: – “A novela divulgou muitas atividades militares desconhecidas pela maioria da população. De maneira geral a novela foi bem vista pelos olhos militares, porém devemos lembrar que se tratava de uma obra de ficção”.

O palestrante ainda destacou a importância da sensibilidade do repórter na cobertura das matérias. Citou como exemplo uma amiga jornalista, que foi ao Haiti fazer reportagens em 2012 e se emocionou ao presenciar tanta precariedade. – “O profissional tem que estar preparado para o que vai ver. Recebi uma colega repórter no Haiti que ficou bastante impressionada com tamanha pobreza.”

Durante a palestra, disse ainda que a institucionalização da comunicação, o atendimento sem demora à imprensa, a verdade, o respeito e a objetividade, são à base de todo o relacionamento com a mídia em geral.

Encerrou a apresentação reconhecendo a dificuldade e a importância da profissão do jornalista na tarefa de esclarecer a sociedade. Apreciou a determinação daqueles que atuam na área ou vão ingressar, avaliando que não é fácil lidar com a pressão do tempo. Segundo ele “No Exército alguns ainda tem a imagem que a imprensa é inconveniente e insistente. Mas é preciso entender que vocês têm horários para fecharem as matérias e trabalham sob constante pressão.”

Autor: Aluno Luiz Antunes do IPA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter