IMBEL divulga seus Sistemas de Abrigos Temporários

Brasília – Dando prosseguimento ao trabalho de divulgação dos Sistemas de Abrigos Temporários (SATi) produzido pela IMBEL, foram realizadas, no período de 3 a 5 de julho, uma exposição do material na área interna do Quartel-General do Exército e uma palestra informativa sobre os sistemas, no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia.

A palestra mostrou as etapas de desenvolvimento da mais nova linha de produtos IMBEL, abordou as principais características dos SATi, enfatizou a versatilidade e modularidade de suas versões e elencou as possíveis aplicações civis e militares dos sistemas.

A linha de produtos SATi foi desenvolvida com o objetivo de disponibilizar abrigos temporários de alto desempenho ou econômicos que atendam à crescente demanda dos públicos institucionais e privados, em especial as Forças Armadas, as Polícias Militares, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Organização das Nações Unidas.

Os SATi contemplam, basicamente, três vertentes de emprego: a de Campanha, a Humanitária e a de Defesa Civil. As linhas são integradas por produtos tropicalizados e customizáveis que buscam atender às expectativas dos clientes, no que tange aos requisitos de confiabilidade, conforto, rusticidade, rapidez e flexibilidade de montagem/desmontagem e operação.

Os Abrigos Modulares de Campanha integram a Linha de Produtos de Alto Desempenho do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL e são produzidos em módulos de 10, 20 e 30 m². Destinam-se ao atendimento das necessidades táticas das Forças Armadas e de Segurança Pública, servindo como instalações de Comando e Controle e de Postos de Triagem para evacuação de feridos nas operações militares. Dentre outras importantes características, destaca-se sua resistência a ventos de 80 km/h e a rajadas de, até, 100 km/h.

Os Abrigos Humanitários Básicos também integram a Linha de Produtos de Alto Desempenho do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL e são produzidos em módulos de dimensões variáveis: 20 e 30 m². Esses equipamentos são indicados para a instalação de unidades de gerenciamento de defesa civil, controle e triagem em áreas não edificadas e para o funcionamento de hospitais e postos de atendimento médicos de emergência.

Já as Barracas Humanitárias para Defesa Civil integram a Linha de Produtos Econômicos do Sistema de Abrigos Temporários IMBEL, sendo indicadas para o atendimento de famílias desabrigadas atingidas por grandes calamidades. Com dimensões de 15 m², podendo ter acrescida uma varanda de 7,5 m², elas podem abrigar núcleos familiares de até 4 pessoas em boas condições de conforto, no que diz respeito à temperatura ambiente, ao controle da umidade e à facilidade de higienização.

O estande, onde foram expostas as diferentes versões dos SATi, foi visitado pelo Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, acompanhado de integrantes do Alto-Comando, de oficiais-generais e de outras autoridades militares e civis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter