Na Amazônia Oriental, 2º BIS conduz boas práticas de preservação do meio ambiente

No coração da Amazônia Oriental, na sede do Comando Militar do Norte (CMN), em Belém, soldados do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), tropa de pronto-emprego da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, cumprem a missão de desenvolver projetos que visam à preservação do meio ambiente.

Além do preparo e emprego da tropa, o batalhão contribui para a defesa e proteção da Amazônia Oriental, através da preservação da natureza em áreas patrimoniais. Com isso, desenvolvem-se boas práticas ambientais na organização militar, utilizando-se os militares como ferramentas fundamentais nesse processo.

No 2º BIS, trabalha-se sob a tríade ambiental:

Prevenção

A implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica permitiu uma alta eficiência energética com a redução de despesas com energia elétrica e com a produção de energia limpa.

Nas subunidades, foram criadas zonas de coleta seletiva, visando à coleta e ao armazenamento nos pontos de destinação dos resíduos em plástico, metal, vidro e papel.

Nas instalações do 2º BIS, está a primeira estação de sustentabilidade do Comando Militar do Norte. A estação é um ponto de destinação dos resíduos sólidos do batalhão, que são coletados, uma vez por semana, por parceiros da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Belém.

O batalhão também dispõe de um sistema de compostagem utilizado pelos militares na geração de adubo para o plantio de árvores, contribuindo com a sustentabilidade do meio ambiente.

Preservação

Os campos de instrução formam verdadeiras ilhas de cobertura vegetal em grandes centros urbanos.

Conscientização

Por meio de atividades de educação e conscientização ambiental, militares do batalhão, crianças do Programa Forças no Esporte e demais entidades fortalecem e destacam a mesma ideia-força.

Fonte: 2º BIS

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter