Militar do Exército Brasileiro conduz avaliação e certificação de militares colombianos como expertos em explosivos

O Grupo de Monitores Interamericanos (GMI) da Junta Interamericana de Defesa (JID) mantém seu apoio ao Programa de Ação Integral Contra Minas Antipessoal da Organização dos Estados Americanos (AICMA/OEA) na Colômbia.

Na semana de 5 a 9 de setembro, integrantes do GMI estiveram nas instalações do Centro Internacional de Desminagem (CIDES), avaliando e certificando novos Operadores de Desminagem no manuseio, identificação e destruição de artefatos explosivos (EOD). A avaliação permitiu a acreditação de 12 (doze) militares da Brigada de Desminagem Humanitária do Exército Colombiano. Esses militares estão aptos agora a operarem em áreas com presença de Minas Antipessoal e destruir artefatos explosivos de até 120 mm de diâmetro. A avaliação foi conduzida pelo Major de Engenharia do Exército Brasileiro Uemerson Ferreira da Silva.

Desde sua criação, no âmbito da JID, em 2006, o GMI vem sendo integrado por militares de engenharia do Exército Brasileiro e demostrando assim a importância de sua atuação em apoio aos esforços das autoridades colombianas na remoção de minas e, em consequência, na redução dos efeitos destes artefatos de guerra que vem penalizando a população do país há mais de cinco décadas. Atualmente, o Grupo está integrado por militares do Brasil e do México.
 

Militares brasileiros certificam novos monitores de desminagem humanitária na Colômbia

No dia 7 de setembro de 2022, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas certificaram os novos Monitores Nacionais em Desminagem Humanitária na Colômbia.

A cerimônia de conclusão do curso ocorreu no auditório da Escola de Engenheiros Militares do Exército Nacional da Colômbia. O evento contou com a presença do Diretor, alguns instrutores e alunos da Escola, autoridades do Comando Geral das Forças Militares da Colômbia, além dos Assessores Técnicos Interamericanos brasileiros.

O Curso de Monitor Nacional de Desminagem Humanitária capacitou e certificou nove militares colombianos, após oito semanas de intensas atividades. Os alunos tiveram instruções e avaliações teóricas e práticas e foram submetidos a exercícios simulados como Monitores de atividades de desminagem, similares às que vêm ocorrendo nas áreas de operações em território colombiano. Além disso, participaram de um seminário que contou com a presença dos principais atores responsáveis e envolvidos na Ação Integral Contra Minas no país e realizaram algumas visitas de instrução a instituições nacionais.

Os militares colombianos que foram certificados pelos oficiais brasileiros do GATI-CO poderão exercer a função de Monitor Nacional das operações de desminagem que estão em andamento pelo país. Passarão a atuar em conjunto com a Inspeção Geral das Forças Militares, executando a gestão de qualidade de todas as etapas de uma operação, garantindo, dessa forma, a remoção de minas antipessoais e artefatos explosivos de acordo com as exigências estabelecidas nas normas nacionais e internacionais.

Conforme afirmam os Assessores Interamericanos, a Engenharia Militar brasileira tem contribuído com um forte apoio às Forças Militares da Colômbia na ampliação de sua capacidade operacional em desminagem humanitária. Assim sendo, contribuem para que Brasil e Colômbia juntos livrem o país do flagelo das minas terrestres que, ainda hoje, afligem o povo colombiano.

Fonte: GATI-CO – Aditância do Brasil na Colômbia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter