GUEs/9ª Bda Inf Mtz soma quase três mil abordagens a civis durante Operação Carioca (RJ)

No período de 14 a 22 de fevereiro de 2017, o Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada – GUEs/9ª Bda Inf Mtz – participou da Operação Carioca, na Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, que  teve por objetivo cooperar com o Governo do Estado na manutenção da segurança e da ordem pública, por meio de ações de Garantia da Lei e da Ordem.

Durante a operação, foram realizados patrulhamentos motorizados, ocupação de pontos fortes, patrulhas hipomóveis e postos de bloqueio e controle de vias urbanas na Vila Militar e em seu entorno, bem como na Avenida Brasil.

Ao todo foram empregados, pela Brigada, cerca de 1.950 militares e 129 viaturas de diversos modelos, incluindo sete Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani. Foram realizadas, no decorrer da operação, 2.754 abordagens, seis prisões e um encaminhamento para a Delegacia de Polícia.

Tropa do 1º BG encontra-se em condições de ser empregada na Operação Carioca

1º Batalhão de Guardas (1º BG) realizou um apronto operacional, no dia 21 de fevereiro, com a finalidade de ficar em condições de atuar na Operação Carioca, desencadeada na cidade do Rio de Janeiro.

A tropa do 1º BG é preparada e equipada para realizar ações de choque no controle de distúrbios. Conta com escudos, equipamentos de proteção individual, armas e munição menos que letais, espargidores de gás lacrimogêneo e gás de pimenta, além de cães de guerra. O deslocamento é realizado em um ônibus, também preparado para esse tipo de operação, que, além de proteções, conta com um canhão de água.

A Operação Carioca teve início no dia 14 de fevereiro, autorizada por Decreto Presidencial. Sob o comando da 1ª Divisão de Exército, as tropas  das Forças Armadas estão atuando na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com a finalidade de preservar a integridade das pessoas e do patrimônio na área, no período de votação de matérias sensíveis para o Estado, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter