SIMDE / FIRJAN
Fotos Firjan
A FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e o Exército Brasileiro firmaram contrato nesta terça-feira, dia 17 de novembro, que representa um marco para a indústria nacional de defesa: a partir de agora, o Instituto SENAI de Tecnologia passa a fornecer os simuladores de procedimentos de motoristas para a Viatura Guarani. Trata-se da nova família de viaturas blindadas de combate, desenvolvida pelo departamento de ciência e tecnologia do Exército.

“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE)
O Instituto SENAI já tem, junto à Marinha, a responsabilidade de atualizar o sistema de controle e movimentação do simulador de imersão – classe Tupi – do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro. Agora amplia suas atividades para o âmbito do Exército. Ele vai cuidar do pacote de dados técnicos e manuais, comissionamento, cursos de operação e manutenção e suporte técnico-logístico, contribuindo com a geração de capital intelectual para formação e pesquisa na área de simulação de ambas as instituições, bem como com o preparo da força terrestre.
O acordo celebrado nesta terça-feira faz da FIRJAN um parceiro preferencial nos assuntos relacionados a Defesa e Segurança e referência nacional para contratos de tecnologia junto às Forças Armadas. Com isso, a Base Industrial de Defesa passa a contar com mais um elo do ciclo de vida de sistemas de defesa complexos: a capacidade tecnológica para prover simuladores estimula a aquisição no país de sistemas complexos de defesa, na medida que a proximidade geográfica promove sinergia entre as diversas empresas, que passam a cooperar com mais eficiência e eficácia.
“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE), filiado à entidade. “A FIRJAN cumpre assim plenamente seus objetivos: apoia a indústria, inova com tecnologia e fornece soluções às Forças Armadas”, complementou.
O acordo foi assinado por Carlos Erane e o general de brigada Tales Vilela, diretor da Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro (órgão do Ministério da Defesa) em cerimônia presencial realizada na Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.
|
Mensagem lida pelo Sr Carlos Erane de Aguiar Segundo vice-presidente da FIRJAN, e Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE) Excelentíssimo Senhor General de Brigada Tales Villela Diretor de Fabricação do Exército Brasileiro Em nome de quem cumprimento o Exército Brasileiro e demais autoridades.
É com redobrado ânimo que volto a encontrar o General Tales Villela com saúde e completamente recuperado da COVID19. Espero que o senhor e toda sua família estejam bem. Além da alegria de revê-lo com saúde, alegro-me pessoalmente pelos momentos em que nossas histórias se cruzaram. Desde a época do seu distinguido trabalho na Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, sua inteligência e capacidade chamam a atenção de todos, e em especial da indústria. Agora na Diretoria de Fabricação do Exército, o senhor continua ligado às questões da indústria de defesa, para nossa felicidade. Nesta oportunidade, damos formalidade a um acordo histórico para a FIRJAN e para a toda a indústria de defesa. A FIRJAN, a partir do Instituto Senai de Tecnologia, consolida-se como referência nacional para contratos de tecnologia junto às Forças Armadas. Cabe lembrar que o IST também é responsável pela atualização do sistema de controle e movimentação do Simulador de Imersão – Classe TUPI – do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro, em um contrato celebrado com a Marinha. Com a formalização deste contrato junto ao Exército Brasileiro para fornecer simuladores de procedimentos de motoristas para a Viatura Guarani, a FIRJAN se coloca como parceiro preferencial das Forças Armadas para futuras discussões acerca de simuladores. A Base Industrial de Defesa passa a contar com mais um elo do ciclo de vida de sistemas de defesa complexos. Contar com capacidade tecnológica para prover simuladores estimula a aquisição no país de sistemas complexos de defesa, na medida que a proximidade geográfica promove sinergia entre as diversas empresas, que passam a cooperar com mais eficiência e eficácia. Conseguimos, assim, expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização – uma das missões do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança-SIMDE, sindicato de base nacional filiado à FIRJAN. Cabe ressaltar que o sucesso desse trabalho decorre também do apoio incondicional que o Presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio, sempre presta às Forças Armadas e à temática da Defesa Nacional. Assim, temos a FIRJAN cumprindo plenamente seus objetivos: apoiando a indústria, inovando com tecnologia, provendo solução às Forças Armadas. Parabenizo todos os envolvidos, tanto pela Firjan quanto pelo Exército Brasileiro, pelo magnífico trabalho realizado e hoje formalizado com a assinatura deste instrumento. Obrigado General Tales Villela e obrigado a todos os presentes! |
Nota DefesaNet
Saiba mais sobre o Programa Guarani na Cobertura Especial Viatura Blindada Transporte de Tropas – Média sobre Rodas Clique na imagem abaixo.





















