Search
Close this search box.

Exército Brasileiro celebra 375 anos

Fotos Cap Edvaldo, Cap Emerson, ST Ageu Souza,
ST Huelison, 1° Sgt Sionir e Sd Lucas Almeida

Brasília (DF) – A Guarnição de Brasília realizou, neste 19 de abril, a solenidade de comemoração do Dia do Exército. Na ocasião, o Verde-Oliva tomou a Avenida do Exército, representado pela marcialidade das tropas que compõem a Instituição, além do desfile de viaturas e sobrevoo de aeronaves militares.

O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril em memória da épica Batalha de Guararapes, no estado de Pernambuco, em meados do século XVII. Foi a primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa na região. Nascia ali, em 1648, as bases de um Exército genuinamente brasileiro.

A Batalha dos Guararapes representa o marco da identidade e da nacionalidade daqueles que aqui viviam como brasileiros e, também, representa o início da formação do Exército Brasileiro. Naquele momento histórico, cidadãos de fibra, coragem e autodeterminação se uniram, independentemente de etnia ou credo, em busca da libertação do jugo estrangeiro.

A formatura comemorativa dos 375 anos do Exército Brasileiro foi presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na leitura do texto alusivo à data pelo Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, houve ênfase ao Exército Brasileiro como Instituição de Estado.

O Exército imortal de Caxias, Instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia. A Força agradece a seus bravos Soldados, da ativa e veteranos, pelos sacrifícios e pelos desafios ultrapassados. Prossigamos confiantes no futuro glorioso reservado ao Brasil”, afirmou o comandante da Força.

Durante a cerimônia foi realizada, ainda, a condecoração de militares, personalidades, autoridades e civis com a medalha da Ordem do Mérito Militar a Medalha do Exército Brasileiro, em virtude dos notáveis serviços prestados à Instituição e ao país.

A solenidade do dia do Exército reafirmou os valores militares essenciais para o enfrentamento de novos desafios da Instituição, como civismo, patriotismo, espírito de corpo, amor à profissão. “É motivo de muito orgulho estar aqui hoje, com meu fuzil, minha mochila. Lembro que, até bem pouco tempo, assistia a essa solenidade do lado de fora. E eu tinha muita vontade de integrar essa respeitada Instituição, servindo ao meu país”, contou a 3º Sargento Júlia Kohn, que desfilou no grupamento do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes.

Também prestigiaram o evento o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kantz Damasceno, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, além de autoridades civis, militares e religiosas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter