Estágio prepara instrutores, monitores e assessores internacionais para trabalhos de desminagem humanitária

No período de 3 de agosto a 4 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – "Centro Sergio Vieira de Mello" conduziu, sob a supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Estágio de Ação contra Minas (EACM). O objetivo foi preparar militares para exercer funções de instrutores, monitores e assessores internacionais nos trabalhos de desminagem humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A atividade, realizada integralmente no idioma espanhol, foi desenvolvida em 2 fases: a primeira, na modalidade de ensino a distância, com duração de 2 semanas, e a segunda, na modalidade presencial, com duração de 3 semanas. Nesse período, foram ministradas instruções teóricas e práticas baseadas nos Padrões Internacionais para Ação Contra Minas (International Mine Action Standards/IMAS).

Durante a atividade, mereceu destaque a participação, por videoconferência, do General de Divisão Luciano José Penna, Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID); do Coronel Marco Aurélio Baldassarri, da JID; da Sra. Lina María Castillo Méndez, do Serviço de Ação de Minas da Organização das Nações Unidas (UNMAS, sigla em inglês); de instrutores fuzileiros navais brasileiros do Centro de Entrenamiento y Capacitación para Operaciones de Paz (CENCOPAZ), da Colômbia; de monitores do Grupo de Monitores Interamericanos (GMI) da JID, na Colômbia; e do Coronel Luís Henrique Santos Franco, Chefe da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária (MIADH), na Colômbia.

Além do corpo docente do CCOPAB, o estágio foi enriquecido pela participação dos seguintes instrutores convidados: Major Hilton Martins Laureano (Academia Militar das Agulhas Negras), Major Rogério Santos Silva (Hospital de Guarnição de João Pessoa), Capitão-Tenente Rafael Felippelli Dias Bertolo (Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais) e Coronel Márcio Tomás de Aquino (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército).

Fizeram parte dessa edição 4 militares do Exército Brasileiro e 4 militares do Corpo de Fuzileiros Navais. Ressalta-se que a realização do EACM 2020 foi possível em virtude do imprescindível apoio do Centro de Instrução de Engenharia e do 2º Batalhão Ferroviário, sediados em Araguari (MG), ambos do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter