A empresa Textron Marine & Land Systems (TM&LS), uma unidade da Textron Systems, empresa da Textron Inc., anunciou no dia 22 um contrato de U$31,6 milhões outorgado pelo U.S. Army Tank-Automotive and Armaments Command (TACOM) para o fornecimento de 28 unidades das viaturas COMMANDO Advanced Armored Personnel Carriers (APC), com torre remotamente controlada para armamentos lançadores de granadas de 40 mm/ metralhadora .50, ao Exército da Colômbia.
As entregas iniciais ao U.S. Army, para embarque para a Colômbia iniciarão em Novembro, com a entrega e transferencia de todas unidades previstas até abril de 2014.
O contrato também inclui o reparo de dois veículos danificados no inventário do Exército Colombiano, que tem 39 viaturas COMMANDO Advanced APC em operação nas suas unidades de Cavalaria Blindada. Estes reparos coincidirão com o serviço de apoio contratado pelo Exército da Colômbia à TM&LS anteriormente.
Desde a introdução do blindado COMMANDO, no Exército da Colômbia, em Maio de 2010, este tem sido empregado extensivamente nos combates contra os grupos revolucionários, que atuam na Colômbia. Estas Viaturas propiciam a Mobilidade, Proteção e Poder de Fogo necessário para atender a todos os requisitos veículos blindados táticos do Exército da Colômbia.
O COMMANDO Advanced APC é uma versão mais larga do Armored Security Vehicle (ASV), testado em combate pelo U.S. Army e outras Forças Militares no Iraque e Afeganistão por mais de 10 anos. O aumento de 61 cm (2 pés) na largura interna e 15 cm (6 polegadas) na altura permitem maior capacidade de transporte de tropas.
Estes veículos oferecem excelente mobilidade em nos mais variados tipos de terrenos, permitindo a operação em áreas urbanizadas, florestas, deserto e montanhas. A proteção à tripulação é reforçada com a estrutura em forma de “V” na base e proteção nos 360º contra disparos diretos.
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Dados Técnicos do COMMANDO Advanced APC
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| Peso | 16.329 kg |
| Dimensões | |
| Comprimento | 6,629 mm |
| Largura | 2,56 m |
| Altura | 2,59 m |
| Altura Livre do solo . | 0,46 m |
| Performance | |
| Velocidade máx | 105 km/h |
| Autonomia | 644 km |
| Raio de giro | 19,8 m |
| Obstáculos | |
| Gradiente | 60% |
| Inclinação Lateral | 30% |
| Obstáculo Vertical | 0,56 m |
| Vadeo sem prepare | 1,5 m |
| Transporte aereo |
C-17 6 viaturas C130 – 1 viatura KC–390 – 1 viatura(?) |
| Sobrevivivência | Proteção contra disparos diretos/indiretos, minas e IEDs |
| Power Train | |
| Motor | Cummins 6CTA8.3, 260 HP |
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Transmissão |
Allison 6 velocidades |
| Pneus | Michelin 14.00R20 XZL, Run Flat Inserts |
| Suspensão | Totalmente Independente |
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Tripulação |
c/ Torre 3 Tripulação + 4 c/ Estação Remota 3 Trip. + 7 |




















