RESENDE (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou, no dia 7 de fevereiro, a solenidade de recepção aos novos cadetes que passam a integrar o Curso de Formação de Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro. Foram recebidos 391 cadetes brasileiros, sendo 351 homens e 40 mulheres, além de 12 cadetes de Nações Amigas — África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Senegal e Tanzânia.
A cerimônia marcou a passagem dos alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
onde permaneceram por um ano, para a condição de cadetes da AMAN. O ato simboliza o início da formação acadêmica e militar na Academia, baseada nos valores e tradições do Exército Brasileiro, onde agora permanecerão por quatro anos.
Durante a solenidade, o Aluno claviculário Daniel de Matos Felippetti Mariano, o mais jovem da turma, realizou a abertura do Portão Monumental, acompanhado pelo Comandante da AMAN. O momento representou o ingresso oficial dos novos cadetes na Academia.
A Cadete Suzuki ressaltou a relevância da presença das mulheres no Exército Brasileiro. “Depois de muitos anos de estudo, fazer parte do segmento feminino do Exército é de grande valia. Sinto-me extremamente privilegiada e vejo essa conquista como resultado direto da dedicação e da perseverança”.



A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, e contou com a presença do Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar, General de Divisão Fernando Bartholomeu Fernandes, do Comandante da Aman, General de Brigada Igor Lessa Pasinato, além de autoridades militares e civis.
Com o ingresso oficial na AMAN, os novos cadetes iniciam a jornada de formação orientada pelos princípios da liderança, da disciplina e do compromisso com a defesa da Pátria.





















