Ceará inaugura novo radar meteorológico da IACIT

O Estado do Ceará inaugura hoje,  dia 3 de novembro, um novo radar meteorológico que permitirá calcular com precisão a chegada de chuvas, sua intensidade, as áreas a serem atingidas, além de ocorrências de descargas elétricas e granizo em todas as regiões. Desenvolvido pela IACIT , empresa de tecnologia e capital 100% nacionais, o radar,  batizado de RMT 0100DS,  foi instalado na serrinha de Santa Maria, a 700 metros de altitude, no município de Quixeramobim (Sertão Central) e terá uma área de cobertura útil de 400 quilômetros. Além de todas as regiões do Ceará, o alcance permitirá o monitoramento de parte dos estados do Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O investimento para a implantação do sistema por parte do Governo Estadual, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi de R$ 12 milhões.
 
Com o novo equipamento da IACIT, o monitoramento das condições meteorológicas será feito em tempo real e possibilitará ações preventivas. “Com o radar, será possível prever a chegada de chuvas, frentes frias e qualquer outra informação meteorológica com uma antecedência de seis horas”, explica Luiz Carlos Paiva Teixeira,  presidente da IACIT.
 
A compra do Radar Doppler Banda S modelo RMT 0100DS tem também a finalidade de dar mais suporte à Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos), que atualmente conta com 549 pluviômetros distribuídos em todo o Ceará. Os dados obtidos pelo aparelho poderão ajudar também pequenos agricultores com informações mais precisas e, dessa forma, contribuirá para a agricultura no Estado. A escolha de instalar o radar em Quixeramobim foi definida por ser o centro geográfico do Estado e o pico mais alto foi escolhido por ser um local livre de obstáculos. O radar passa a integrar a Rede Cearense de Meteorologia e aos demais sensores, inclusive o Radar Banda X instalado em Fortaleza, que foi modernizado pela IACIT contratada pela Funceme.
 
 O radar desenvolvido pela IACIT faz parte de um projeto maior, que prevê a instalação de um Centro Virtual de Monitoramento, Previsão e Vigilância de Fenômenos Meteorológicos Severos para a América do Sul, proposto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
 A ideia do centro é promover maior integração e troca de informações entre os países para monitoramento e alerta de eventos meteorológicos que podem auxiliar no trabalho da Defesa Civil em socorro à população afetada.
 
Sobre a IACIT
 
Este ano, a IACIT completou 25 anos de fundação e comemora o fato da empresa ter consolidado sua história no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de Tráfego Aéreo, Redes Integradas e Meteorologia. Conhecida por oferecer suporte logístico de alta qualidade para comunicação, navegação e vigilância para o tráfego aéreo, a empresa investe em tecnologias da informação e comunicação, além de tecnologias de automação e controle.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter