ITA – Indicados lista tríplice para Reitor

Virgínia Silveira

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou a lista tríplice com os nomes selecionados para concorrer ao cargo de novo reitor da instituição, considerada uma das melhores escolas de engenharia do país. Segundo o ITA, a lista com os três indicados – Carlos Américo Pacheco, Cláudio Jorge Pinto Alves e Horácio Hideki Yanasse – foi encaminhada ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, para a decisão final, que deverá ser tomada nos próximos dias.

O processo de seleção, que contou com um total de oito candidatos, foi feito por uma Comissão de Alto Nível, com base em uma análise detalhada de documentação, exposição oral e entrevista individual. Em nota divulgada no site do ITA, o presidente da Comissão, composta por professores, engenheiros da indústria aeroespacial e pesquisadores da área científica e tecnológica, Fernando Toshinori Sakane, disse que foi difícil chegar a uma decisão, tendo em vista a elevada qualificação de todos os candidatos.

Os três candidatos selecionados fizeram o curso de graduação em engenharia no ITA e um deles, Cláudio Jorge Pinto Alves é, atualmente, professor titular e chefe da Divisão de Engenharia Civil da instituição. Formou-se em engenharia de infraestrutura aeronáutica pelo ITA em 1977 e tem experiência na área de engenharia de transportes, com ênfase em planejamento e projeto de aeroportos. Fez pós-doutorado em gerenciamento de tráfego na L Ecole Nationale de L Aviation Civile (ENAC), sediada em Tolouse, na França.
Formado em engenharia eletrônica em 1979, Carlos Américo Pacheco foi secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho de Administração da Finep entre 1999 e 2002. Tem experiência na área de economia urbano-regional e economia industrial e tecnológica. Fez pós doutorado pela Columbia University. Atualmente, é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas.

Engenheiro eletrônico formado em 1974, Horácio Hideki Yanasse fez doutorado em pesquisa operacional pelo Massachusetts Instituto of Technology (MIT), nos Estados Unidos, em 1981 e atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Tem experiência na área de engenharia de produção, com ênfase em pesquisa operacional.

Berço da indústria aeronáutica brasileira , o ITA completou 61 anos em maio deste ano. Além da implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação, o novo reitor da instituição terá a missão de colocar em prática o maior projeto de expansão da escola, que irá dobrar o número de vagas nos cursos de graduação, uma demanda antiga do mercado de trabalho.

A previsão é que as obras das novas instalações, que terão capacidade para abrigar 240 alunos, sejam iniciadas em 2012. O atual reitor da escola, brigadeiro Reginaldo dos Santos, que está à frente do ITA há seis anos, foi indicado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, para assumir o comando da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), formada pelo Brasil e a Ucrânia, para promover lançamentos de satélites comerciais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter