Antenas incorporadas no traje podem reduzir cargas de soldados

Informe distribuído pela BAE Systems

Chelmsford, Reino Unido: A BAE Systems desenvolveu uma série de antenas para vestimentas (Body Wearable Antennas), que aliviarão o peso que os soldados precisam carregar enquanto fornecem conectividade e informações sobre o campo de batalha aos mesmos.
 
Com a antena BWA (Body Wearable Antenna), o soldado poderá se comunicar com seus colegas na linha de frente sem precisar recorrer às antenas convencionais de rádio do tipo chicote, em geral volumosas e muito visíveis. A tecnologia da antena tecida junto com as fibras do uniforme do soldado viabiliza comunicações eficazes e confere maior agilidade. Foi desenvolvido um sistema de demonstração deste conceito para mostrar a capacidade desta tecnologia na transmissão, por meio desta antena, de voz, dados de vídeo (de uma câmera montada no capacete) e coordenadas GPS.
 
Um sistema incorporando esta tecnologia pode melhorar a noção que uma equipe militar tem da situação ao seu redor como um todo, permitindo que os soldados vejam através dos olhos de seus companheiros em tempo real. Se um soldado detectar certa situação, ele pode alertar seus colegas e compartilhar o que vê por meio da câmera montada em seu capacete. O sistema de demonstração se conecta com um smartphone disponível comercialmente, com tela sensível a toque e usado no pulso de seu portador. Este dispositivo usa seus sensores para fornecer uma imagem operacional aumentada, permitindo que a equipe identifique objetos, a exemplo de potenciais perigos que aparecem em destaque na tela do telefone.
 
Outra vantagem importante deste sistema de antena trajável é o fato desta não ser afetada pela posição do portador. No caso das antenas convencionais de rádio do tipo chicote, se um soldado precisar se deitar no chão, a comunicação entre ele e uma pessoa de pé pode ser gravemente comprometida ou até mesmo perdida. Da mesma forma, o sinal de uma antena curta, instalada em um rádio portátil, pode ser mascarada pelo corpo do usuário. O sistema BWA pode ser projetado para conferir uma cobertura contínua de 360°.
 
“Os soldados da linha de frente carregam muito peso quando estão em patrulha. Pesquisas feitas com antenas incorporadas em trajes mostram que é possível reduzir esta carga e, no futuro, dar às forças armadas maior capacidade de comunicação e uma grande vantagem no campo de batalha” afirma Jon Pinto, Chefe do Grupo de Antenas e Componentes Eletromagnéticos, no Centro de Tecnologia Avançada da BAE Systems.
 
As aplicações desta tecnologia têm um alcance que vai além da indústria de defesa. Hoje, a BAE Systems está explorando o potencial de incorporar este tipo de antena nos trajes de bombeiros em missões de busca e resgate, de policiais em patrulha para informar a localização GPS de seus colegas, assim como em outras indústrias perigosas, como de mineração, petróleo e gás.
 
Sobre a BAE Systems

A BAE Systems é uma empresa global atuando na área de defesa e segurança, com aproximadamente 100 mil funcionários no mundo. A empresa oferece uma série completa de produtos e serviços para forças aéreas, terrestres e navais, assim como avançadas soluções eletrônicas, de segurança, de tecnologia da informação, além de serviços de suporte.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter