Biofuel – BOEING e GOL aumentarão o fornecimento de biocombustível sustentável de aviação no Brasil

Nota DefesaNet

O Voo GOL 1408 – Congonhas – Brasília, 23 Outubro 2013, foi o primeiro voo realizado com biocombustível produzido a partir de uma mistura de ICO (óleo de milho não comestível) e OGR (óleo de cozinha reciclado).

GOL1408 – 1º Voo Comercial com Biofuel Link

GOL1408 – Inaugurado uso de biocombustível na aviação comercial do Brasil Link

O Editor

A BOEING e a GOL Linhas Aéreas trabalharão juntas para acelerar a pesquisa, o desenvolvimento e a aprovação de novas fontes de biocombustível sustentável para aviação no Brasil. A parceria apoiará os planos da GOL de usar esse combustível de baixa emissão de carbono em voos durante grandes eventos esportivos dos próximos anos e, no longo prazo, beneficiará também o desenvolvimento de uma nova indústria de biocombustível sustentável para aviação no Brasil. 

Paulo Sérgio Kakinoff, CEO da GOL, e Van Rex Gallard, vice-presidente de vendas para a África, América Latina e Caribe da BOEING Aviação Comercial, assinaram o memorando de entendimento da colaboração em biocombustíveis durante o Fórum de Líderes da Aviação 2013 da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA, na sigla em inglês).

“Os avanços tecnológicos nos modelos Boeing 737, que compõem 100% da nossa frota, resultam em menor consumo de combustível”, disse Paulo Kakinoff, CEO da GOL. “Isto evidencia o foco da Boeing em soluções sustentáveis. Ampliar nossa parceria com este projeto nos fará avançar em pesquisas que busquem formas viáveis para uso de biocombustível no Brasil e dar exemplos para o mundo”, acrescentou.

“A BOEING está muito contente em trabalhar com a GOL nesse projeto fundamental para promover o uso e a oferta de biocombustíveis”, disse Gallard. “Como a principal companhia aérea brasileira de baixo custo, a GOL está demostrando muita liderança em seus esforços para realizar voos com baixa emissão de carbono.”

A GOL planeja usar biocombustível sustentável de aviação em 200 voos durante 2014 e incorporá-lo em 20% de seus voos em 2016. A Boeing trabalhará com a GOL para identificar e selecionar as matérias-primas e as tecnologias de refino mais promissoras e, a seguir, assumirá um papel de destaque no processo de aprovação para os novos combustíveis, a fim de garantir a adequação dos produtos a padrões de segurança e desempenho.

O acordo firmado entre a BOEING e a GOL é um passo importante nos esforços para promover a indústria de biocombustível de aviação no Brasil. No dia 23 de outubro, data em que se comemora o Dia do Aviador no Brasil, a GOL realizou o primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil, utilizando um BOEING 737-800 abastecido em parte com um biocombustível sustentável de aviação fabricado com óleo de cozinha reciclado e misturado pela Petrobrás, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – IDB.

Antes do voo, stakeholders da indústria da aviação, entre os quais GOL, Boeing e autoridades e instituições de pesquisa brasileiras, anunciaram um esforço nacional intitulado Plataforma Brasileira de Biocombustível para Aviação para estabelecer uma indústria de biocombustível sustentável de aviação, com pesquisa e desenvolvimento em diversas regiões do País. Caso a Plataforma seja bem-sucedida, o Brasil, que já possui indústria de biocombustível estabelecida, pode ser o primeiro país a ter uma indústria sustentável de bicombustíveis para aviação que vai desde a produção da biomassa até sua utilização no voo.

Sobre a Boeing

A BOEING é a maior companhia aeroespacial do mundo e líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa, espaciais e de segurança. A empresa emprega mais de 170 mil pessoas nos Estados Unidos e em 70 países.  No Brasil, A Boeing está presente por meio de dois escritórios, em São Paulo e em Brasília, abertos em outubro de 2011. Para mais informações, visite www.boeing.com.br

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A., a maior Companhia Aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 910 voos diários para 65 destinos em 10 países na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e seis internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter