RAIOS – Documentário “Fragmentos de Paixão”

 

São Paulo, 10 de outubro de 2013 – A partir do dia 11 de outubro, as salas da rede Cinemark começam a exibir o filme que narra a história de um cientista apaixonado por raios que viaja em busca de histórias reais que foram transformadas por descargas atmosféricas. “Fragmentos de Paixão” conta com patrocínio da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e realização do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O documentário, dirigido por Iara Cardoso, e baseado nas pesquisas de Osmar Pinto Junior, é parte de um projeto de divulgação da história e influência dos raios na vida das pessoas. O Brasil é o país com maior incidência de descargas atmosféricas do mundo, registrando 57 milhões de eventos anualmente, o que levanta a necessidade de discussão do tema.

O filme ainda aborda os investimentos que o setor elétrico está realizando em tecnologias de monitoramento da rede de energia para minimizar danos causados pelas descargas atmosféricas. Caso da EDP, que em parceria com o INPE criou, em 2009, o Clima Grid. A ferramenta possibilita a avaliação dos impactos climáticos sobre a rede elétrica com previsão e histórico das variáveis meteorológicas que, associados à pesquisa científica avançada e ao conhecimento do negócio de energia, visa à redução dos riscos inerentes às mudanças climáticas, o aprimoramento dos serviços prestados e uma maior eficiência na utilização dos recursos operacionais da empresa.

Para saber em quais cidades, salas e horários que o filme está em cartaz, acesse o site da rede Cinemark www.cinemark.com.br.

Mais informações sobre o documentário viste a página www.fragmentosdepaixao.net.br
 
Ficha técnica


Fragmentos de Paixão

Estreia nacional: outubro de 2013 | Apresentação: Osmar Pinto Junior | Direção: Iara Cardoso | Produção: Storm Comunicação | Roteiro: Iara Cardoso | Duração: 70 min | Ano: 2013 | País: Brasil |Gênero: Filme Documentário | Cor: Colorido Direção – Iara

Sobre a EDP Energias do Brasil

EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter