China confirma Cyber Blue Team

Na Conferência de Imprensa mensal, realizada pelo Exército Popular de Libertação  da China (People's Liberation Army – PLA), o porta-voz  Cel. Geng Yansheng confirmou a criação de uma unidade para Cyber War (guerra cibernética).

O desenvolvimento pela China do chamado  “Online Blue Army" é para aperfeiçoar as capacidades de defesa  do Exército Popular de Libertação, afirmou o Coronel Geng Yansheng

A criação do "Online Blue Army" ou “Cyber Blue Team”  está baseada nas necessidades  do PLA, e aperfeiçoar a capacidade de segurança na internet e “cyber space” é um importante ponto em seu programa de treinamento militar, confirma Geng.

O comentário do Cel Geng é uma resposta à pergunta  se o "Online Blue Army" tem o objetivo de realizar ataques cibernéticos a outros países.

Anteriormente o jornal das Forças Armadas “The PLA Daily” informou que o comando do PLA, em Guangzhou,  tinha investido milhões de yuans na criação de  uma "Unidade Especializada" em Internet.

O Cel Geng afirmou que a segurança na Internet tornou-se um assunto de preocupação internacional que afeta a sociedade e não somente os militares. Complementou que a China,  está entre as vítimas de cyber ataques.

Notas Defesanet

Recomendamos a leitura do artigo "China revisa a Arte da Guerra", é o comentário do livro “Unrestricted Warfare” ou “Guerra Irrestrita”. Publicado em 1999 o livro tem sido a base do desenvolvimento da China em uma estratégia indireta de confronto com os Estados Unidos e demais potências. Pela primeira vez colocou termos como : hackers, guerra irregular, assimetria, etc , a serviço de uma estratégia nacional.

Matérias relacionadas Defesanet

Cyberwar – Em contexto: Internet não é garantia de democracia DefesaNet  26 de Abril, 2011

EUA querem estratégia de cibersegurança mundial DefesaNet   19 de Maio 2011

Cresce número de ciberataques   DefesaNet 28 de Março 2011

Cyberwar – Huawei desafia governo dos EUA a investigá-la DefesaNet  03 de Março 2011

Cyberwar – Exército dos Estados Unidos lança app para blogs de soldados DefesaNet02 de Março 2011

Cyberwar – Evgeny Morozov: 'A internet acelera o fim de regimes fracos'  DefesaNet 01 de Março 2011

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter