EADS – Alunos da USP vencem o global Fly Your Ideas da Airbus

Um time de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) levou o prêmio máximo de 30 mil euros como vencedores do Fly Your Ideas 2013, da Airbus. A equipe Levar ganhou com sua proposta de um sistema de carregamento e descarregamento de bagagens para compartimentos de carga de aviões, que reduz a carga de trabalho dos funcionários que lidam com bagagens nos aeroportos propondo uma solução baseada em estofamento de ar, inspirada pelas mesas de hóquei. Apoiada pela UNESCO, o Fly Your Ideas da Airbus é uma competição bienal que desafia estudantes do mundo inteiro a desenvolver ideias para uma indústria da aviação mais sustentável.

 

A equipe vencedora é formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis, estudantes de Design da USP, e Henrique Corazza, aluno da Loughborough University, no Reino Unido.

 

O prêmio de 15 mil euros para o segundo colocado foi para a Equipe CLiMA, do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, por sua proposta para desenvolver uma aeronave movida por uma mistura de biometano liquefeito produzido de forma sustentável e gás natural liquefeito (Bio-GNL).

 

Esta terceira edição da competição contou com mais de 600 equipes do mundo inteiro, que enviaram uma proposta respondendo a um dos seis desafios definidos pela Airbus para a aviação no século 21. Mais de 60 avaliadores da Airbus examinaram as propostas quanto à qualidade, benefícios ambientais e nível de inovação demonstrado pela equipe.

 

A final foi realizada nesta semana na Linha de Montagem Final do A380, em Toulouse, onde apenas as cinco equipes finalistas apresentaram seus conceitos disruptivos a um júri de prestígio presidido por Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus. A equipe Levar convenceu os juízes com uma apresentação poderosa que deu vida a ideia.

 

“A reação da equipe Levar à competição foi fantástica, com uma proposta verdadeiramente inovadora de uma solução baseada em estofamento de ar, inspirada pelas mesas de hóquei. Eles adotaram uma visão realmente ampla de como melhorar a indústria da aviação, sem limitar suas ideias à aeronave, mas também considerando as operações em terra, e merecem ser os vencedores. De acordo com os estudantes, os passageiros podem retirar suas bagagens 30% mais rapidamente, começar as férias mais cedo, e os trabalhadores que lidam com as bagagens farão menos esforço físico. Este tipo de ideia é fundamental para garantir que o setor de aviação continue indo em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Charles Champion.

 

"A diversidade das ideias desses estudantes é uma fonte de inspiração enorme. Seu talento também serve para nos lembrar da urgência de treinar mais engenheiros, desenvolver as habilidades e competências necessárias para transformar ideias em realidade e colocar a ciência em prática. Esta é a ambição da UNESCO e um dos objetivos desta parceria com a Airbus é inspirar mais ideias inovadoras para nosso futuro, em transporte sustentável e outros aspectos", diz Irina Bokova, diretora geral da UNESCO.

 

Além do prêmio em dinheiro, os alunos também receberão especialistas da célula de inovação da Airbus em seus campus para uma semana de workshops e treinamento ainda este ano.

 

A equipe vencedora estará na Le Bourget Paris Airshow na segunda-feira, 17 de junho, às 15h (horário local), no Pavilhão da EADS.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter