Beltship implanta serviço FleetBroadband Unlimited para VALE

São Paulo, 30 de abril de 2013 – A Beltship Management Limited (BML), empresa de gestão especializada em transbordo e volume de auto-descarga,implantou o serviço FleetBroadbandUnlimited da Inmarsatem todosos navios graneleiros que administra para a VALE, segunda maior empresa de mineração do mundo, sediada no Brasil. O serviço de telecomunicação ilimitada foi instalado pelo AND Groupplc, parceiro da Inmarsat e provedor de serviços globais de satélite e engenharia, após avaliação da Beltship no serviço de comunicações para credenciar a Inmarsat. Antes de optar pela solução da Inmarsat, a empresa havia considerado outras ofertas desenvolvidas por concorrentes.
 
A Beltship precisava de uma nova solução de comunicação capaz de prestar um serviço mais sólido, eficaz e econômico, com grande disponibilização de dados e que fosse capaz de cobrir as necessidades operacionais dos navios. Além disso, o serviço seria usado pela tripulação durante viagens de três meses entre ida e volta do Brasil à China. A Beltship também buscava um provedor que pudesse oferecer configuração e suporte de TI a seus terminais e cybercafés com pontos de atendimento localizados em todo o mundo.
 
“Nossos navios passam muitas semanas cruzando o oceano e, portanto, é extremamente importante que possamos contar com comunicações sólidas e confiáveis, dotadas de bons índices de transferência de dados”, afirmou Marjolijn van Tiel, gerente de Compras da Beltship. “Avaliamos inúmeras opções, mas, após reuniões com o AND Group, chegamos à conclusão de que a solução de suporte combinada– incluindo seu software IPSignature e FleetBroadband Unlimited – atenderia nossos requisitos”.
 
“Já estamos percebendo os benefícios. Agora que o computador principal conta com acesso ilimitado à internet, ficou mais fácil para os chefes de máquina e capitães receberem as informações em tempo real para apoiar a tomada de decisões operacionais. Por exemplo, podemos enviar a eles links de sites com informações meteorológicas ou dados sobre rotas, seja em que parte do mundo estiverem”, acrescentou Marjolijn. “Em casos de emergência, como uma alteração de porto, podemos enviar links com gráficos e informações relevantes sobre o respectivo porto. Antigamente isto era impossível, devido à limitação do tamanho do tráfego de e-mail”.
 
A motivação da tripulação era um dos principais pontos de consideração da Beltship – abordagem compartilhada também pela Vale, proprietária dos navios.  O acesso gratuito e ilimitado à internet para a tripulação faz parte de uma iniciativa mais ampla em prol do bem-estar dos marinheiros – iniciativa essa que inclui ainda uma academia de ginástica e a disponibilização de itens destinados a entretenimento, tais como instrumentos musicais, jogo de dardos e filmes em cada navio.
 
“Com uma média de 23 pessoas entre oficiais e tripulação, o custo do acesso gratuito à internet durante viagens que duram meses era uma consideração muito importante para a Beltship”, afirma Anna Hilliard, gerente de Vendas do AND Group.  “A FleetBroadband Unlimited solucionou essa questão desde o começo, permitindo-nos oferecer aos tripulantes serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, com custos fixos, independentemente do tempo que eles passarem online”.
 
“Nossos parceiros, como o AND Group, têm nos ajudado a transformar o cenário de comunicação para o setor marítimo com serviços inovadores como o IPSignature”, disse Frank Coles, presidente da Inmarsat Maritime.  “Estamos sempre em busca de formas que nos permitam oferecer suporte mediante a integração de mais valor ao nosso premiado serviço FleetBroadband. O FB Unlimited está se tornando extremamente conhecido entre nossos parceiros e clientes, sendo mais uma forma pela qual possibilitamos aos proprietários e operadores de navios aproveitar o estado da arte em termos de tecnologia a bordo, com a certeza de que os custos de comunicação serão fixos, independentemente do índice de uso”.
 
IPSignature e Cybercafé para a Tripulação
 
A solução oferecida a Beltship apoiou-se no software de comunicações IPSignature do AND Group, uma plataforma que permite acesso a aplicativos web, a fim de satisfazer tanto os requisitos operacionais do navio quanto as necessidades de comunicação da tripulação.  Além disso, o IPSignature permite total controle e visibilidade sobre as comunicações e o uso de dados em cada navio. 
 
Por meio do AND Web Portal, o IPSignature permite aos administradores dos navios, que estão em terra, supervisionar as configurações e o acesso dado aos usuários e à tripulação a bordo do navio. Por exemplo, os administradores podem configurar uma lista branca e uma lista negra de sites aprovados.
 
O cybercafé para a tripulação consiste de uma rede de PCs, pré-configurada com o IPSignature, que permite fácil acesso a aplicativos como navegador, e-mail, SMS e mensagens instantâneas. Um browser móvel para navegação web garante que os dados sejam carregados com maior rapidez, oferecendo uma experiência ainda melhor à tripulação.
 
Atualmente, os seis navios da Vale administrados pela Beltship – Ore Pará, Ore Mangaratiba, Ore Belo Horizonte, Ore Itabira, Ore Timbopeba e Ore Pantanal – contam com a solução FleetBroadband Unlimited e os cybercafés para a tripulação.  Os navios têm acesso aos serviços globais de comunicações móveis via satélite da Inmarsat por meio de uma mistura dos terminais Thrane SAILOR FB500e Furuno FB500.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter