Comunicação Segura: como garantir a proteção aos dados em aplicativos de conversa


Octávio Carradore
Diretor de relações com o mercado da Dígitro Tecnologia

Casos de vazamento de dados no WhatsApp se tornaram recorrentes. Em um dos episódios mais recentes, em novembro deste ano, quase 500 milhões de contas de mais de 84 países tiveram dados expostos. Só no Brasil, a estimativa é que 8 milhões de pessoas foram afetadas. Cibercriminosos que buscam acesso a informações estratégicas para revender no mercado estão ativos – e as redes
sociais que têm grande adesão do público acabam se tornando alvos fáceis para golpes.

Neste sentido, um aplicativo que se mostra uma solução gratuita e fácil de comunicação corporativa pode se revelar uma grande fragilidade para uma organização. Quando falamos da comunicação em órgãos de Segurança, Defesa ou Justiça, essa questão se torna ainda mais sensível. Afinal, tramitam todos os dias informações sigilosas e estratégicas pelos canais das instituições. Em uma realidade em que dados são valiosos no mercado paralelo, o assunto ganha um apelo ainda maior.

Além disso, a concentração de serviços de comunicação em canais gratuitos pode deixar a organização suscetível a apagões. Quando o sistema sai do ar por alguma questão relacionada à dependência de um único serviço.

A Dígitro é uma empresa de tecnologia nacional que há mais de 45 anos investe para desenvolver soluções seguras de Comunicação e Inteligência. Enxergamos de maneira estratégica as vantagens de investir em um software, que permite a segurança e o controle do acesso às informações.

Entre os produtos da Dígitro Tecnologia está o UNA, uma plataforma de comunicação unificada corporativa que integra mensagens de texto, voz e vídeo na nuvem ou on premise. Diferente de outros aplicativos para conversação instantânea, o UNA oferece vantagens corporativas e de segurança aos usuários. Além disso, se conecta com outras plataformas de telefonia e redes telefônicas, assim como
aplicativos de mensagens e redes sociais, com capilaridade para manter o atendimento ao cliente mesmo em home office.

Uma outra vantagem é que as informações trocadas entre o usuário externo e o colaborador interno ficam armazenadas no UNA. Assim, a empresa mantém o controle e histórico das conversas com cada cliente, mesmo em caso de perda ou roubo do celular e ainda considerando desligamento do colaborador.As informações são trocadas em um ambiente seguro, criptografadas, e armazenadas no servidor da empresa. Há possibilidade de transformar uma comunicação de chat em uma videochamada, permitindo a interação rápida e facilitada entre as pessoas.

Outra questão importante é a disponibilidade da informação. É importante verificar como e onde a solução contratada armazena as informações. Em uma solução como o WhatsApp, esse armazenamento fica na nuvem pública, compartilhado com informações de outros usuários. O armazenamento em servidor dedicado permite que as informações trocadas estejam protegidas e criptografadas, prontas para serem consultadas de acordo com o interesse da empresa. Assim, as informações que são um ativo importante para a companhia não correm o risco de se perder em caso de extravio do celular. A centralização da informação é outro fator relevante que permite uma gestão mais rigorosa do uso da ferramenta de comunicação em ambiente corporativo.

Com relação ao sigilo, é importante observar uma solução que garanta o sigilo para que estas informações fiquem armazenadas e trafeguem somente para as pessoas de interesse (em um grupo ou em uma comunicação particular). Com o crescimento das operações em home office, essa se torna uma questão ainda mais central, uma vez que as redes domésticas podem estar mais desprotegidas.

Uma ferramenta de comunicação dedicada permite que o colaborador e a empresa tenham a produtividade ampliada. Além de fazer uma separação mais clara das conversas pessoais e corporativas, os usuários têm à disposição recursos que, além de promover a segurança na comunicação, ampliam a produtividade com salas de videoconferências, videochamadas instantâneas, troca de arquivos, formação de grupos de equipes multidisciplinares, disponibilidade dos colaboradores (que agora são identificados por usuário e senha), gateway de voz integrado com meios de comunicação tradicional (telefonia móvel e fixa), conversas sigilosas, tudo isso para proporcionar flexibilidade e engajamento dos colaboradores

Legenda/Descrição de imagem: Aplicações gratuitas de mensageria ou comunicação instantânea,
instaladas diretamente das lojas virtuais são operadas tradicionalmente em nuvens públicas, visto que possuem baixo custo com grande flexibilidade de operação. No entanto, este baixo custo, ou gratuidade está aliada também à falta de garantias de rastreabilidade, compliance e segurança para com seus usuários. Normalmente a única garantia é um termo de uso (ou adesão) e o suporte sequer possui um SLA. Já em uma Nuvem do Cliente, em que a mesma é contratada, existem duas garantias: a primeira contratualmente entre o fornecedor da nuvem e o cliente e uma segunda contratualmente entre o cliente e o provedor da aplicação (que irá instalar e manter no ambiente controlado a aplicação contratada). Neste contexto, todo o controle de acesso, agendamento de manutenção, atualizações, rede, segurança, backup, tráfego e demais políticas de TI estão sob a gestão do contratante. Aqui todas as informações estão seguras e podem ser garantidas pela LGPD.

É praticamente como uma instalação on-premises tradicional, mas a infraestrutura estará em servidores em nuvem ao invés de hospedadas em data center físico, dentro do cliente.

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