Nexter é selecionada pelo Exército Italiano para avaliação de plataforma robótica

Nota DefesaNet

O texto em inglês está disponível:

Nexter is selected by the Italian Army to evaluate its robotic platforms

O editor

Em 13 de janeiro de 2022, aunidade de robótica da Nexter foi selecionada pela NATO Support and Procurement Agency (NSPA), juntamente com a Milrem (contratante principal do programa) e outros sete parceiros, no quadro de uma avaliação de várias plataformas de robótica terrestre e aérea para o italiano Exército.

O programa de cinco anos tem três objetivos: expor o estado da arte em robótica; iniciar a experimentação com plataformas existentes; e desenvolver um conceito para um sistema robótico autônomo adaptado às necessidades do cliente final.

O primeiro ano do programa acontecerá em três etapas. Em fevereiro de 2022, os industriais apresentarão às autoridades técnicas italianas as capacidades das plataformas selecionadas pela consulta. Estes incluirão drones aéreos e robôs terrestres leves e pesados ??de até cinco toneladas. Depois, durante dois meses, os parceiros trabalharão na criação de um padrão para fazer a interface de cada robô ou drone com um único C2 (sistema de comando e controle).

A etapa final será realizar o feedback após este trabalho inicial e lançar uma segunda avaliação em setembro de 2022. A Nexter é reconhecida como um grande player no setor de robótica militar desde a criação de sua subsidiária Nexter Robotics em 2012 e os primeiros sucessos comerciais da linha NERVA de micro robôs terrestres.

Cinquenta e seis desses robôs de reconhecimento modulares foram vendidos para a Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA) como parte do programa SCORPION, e várias centenas deles também foram produzidos para exércitos estrangeiros. O Canadá, por exemplo, encomendou 92 robôs NERVA LG – um pequeno modelo de robô de reconhecimento que será usado para a avaliação em questão.

Entre os robôs táticos multifuncionais (RTP), a Nexter comercializa veículos de combate armados com canhão X20 (OPTIO-X20), robôs para transporte logístico, vigilância, abertura de rotas ou transporte de projéteis de artilharia (ULTRO).

A Nexter escolheu a mais recente adição ao seu negócio de robótica, o ULTRO-600, na categoria de robô mule, para avaliação. Este robô tático multifuncional movido a eletricidade pode transportar até 600 kg de carga ou acomodar um sistema de armas que varia de 5,56 a 12,7 mm.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter