CRISE 5G: Indústria de Defesa do BRASIL tem Capacidade Técnica para Apresentar Soluções

A FAA (Federal Aviation Administration), a ANAC americana, está travando uma batalha com as companhias de telecomunicações no país. Enquanto as companhias de telecomunicações querem a avançar com a implementação do 5G a FAA alerta para o risco de interferência no radar altímetro das aeronaves.

O 5G nos EUA opera na faixa de frequência de 3,7 a 3,98 GHz, muito próximo a faixa de operação dos radares altímetros, que é de 4,2 a 4,4 GHz.

Os radares altímetros são responsáveis por calcular a distância exata do avião em relação ao solo. As medições de altitude feitas pelo radar altímetro são utilizadas por sistemas importantes para a segurança em voo, inclusive em operações de pouso por instrumentos, quando a visibilidade na pista está reduzida. Interferências nesse sistema pode apresentar grandes riscos operacionais, inclusive acarretar acidentes e colisões.

Os problemas de compatibilidade eletromagnética, como no caso do 5G e a aviação civil, não é um caso isolado e nem novo. Embora de pouco conhecimento da população em geral, os equipamentos eletrônicos passam por uma série de testes de compatibilidade, antes de serem comercializados. Esses testes avaliam se o equipamento não sofre interferência do meio, ou se não gera sinais que podem causar interferências.

Dentro do setor de defesa não é diferente, devendo os equipamentos passarem por rigorosos testes, os quais, durante o ciclo de desenvolvimento podem necessitar de adequações.

A boa notícia é que o Brasil possui em sua base industrial de defesa empresa com capacidade técnica para analisar, identificar e solucionar problemas de interferência eletromagnética. Com soluções voltadas para as indústrias aeroespacial, de defesa e de testes e medições, a LACE é uma empresa de engenharia eletrônica, localizada em São José dos Campos – SP, especializada em desenvolvimento e fabricação de equipamentos e sistemas complexos.

A LACE conta com um amplo portifólio que abrange o desenvolvimento de sistemas como RDS (Rádio Definido por Software), MAGE (Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica), Circuitos RF, Antenas, Filtros de EMI-EMC, caixas blindadas e câmaras anecóicas.

Além disso, a LACE possui grande know-how e infraestrutura laboratorial para apoiar no desenvolvimento e na certificação de produtos aeronáuticos e de defesa, contando com um forte núcleo de engenharia para a solução de problemas de interferência e compatibilidade eletromagnética.

 

 

Caixa Blindada da LACE (foto acima) e a Câmara Anecoica (foto no título)  tem a função das salas, caixas e câmaras blindadas são apoiar o desenvolvimento de dispositivos eletroeletrônicos como smart devices e IoT’s, permitindo com a instrumentação adequada realizar ensaios de desempenho e funcionalidade, inclusive a interferência de 5G. Ou até mesmo realizar testes e oferecermos soluções tecnológicas para dispositivos já prontos.

No cenário de crise do 5G, a LACE tem muito a colaborar, uma vez que está envolvida tanto no setor aeronáutico quanto em projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia 5G. Podendo apoiar em soluções de testes dos radares altímetros, para validar que eles não sofrem interferência de sinais 5G.

Assim como na implementação de uma solução efetiva como o desenvolvimento de filtros de rádio frequência, dispositivos que adicionam uma barreira extra e impedem que os radares altímetros sofram interferências dos sinais adjacentes com alta potência.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter