Como a BAE Systems está ajudando a construir um futuro sustentável

Em todo o mundo, cada vez mais cidades lutam por um futuro com emissões zero. As companhias de transporte público agora estão adotando uma frota de ônibus mais limpa em um esforço para reduzir as emissões de carbono, melhorar a qualidade do ar e criar uma viagem mais silenciosa para os passageiros. Para as cidades prontas para dar o primeiro ou próximo passo, a BAE Systems oferece uma tecnologia para ajudar em cada etapa.

A cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), anunciou recentemente o lançamento de um programa piloto de bateria elétrica, um processo de avaliação usando vários fabricantes de ônibus no ambiente operacional da cidade e que inclui o sistema de propulsão totalmente elétrico da empresa. 

Embora o destino possa estar claro, o caminho para o zero raramente é o mesmo. Em São Francisco, a jornada começou há mais de 20 anos com a ajuda da tecnologia de acionamento elétrico da BAE Systems. A cidade liderou o caminho com ônibus híbridos elétricos e agora está se preparando para uma operação totalmente elétrica.
 
Traçando um curso e mantendo-o verde
 
Em 2001, a San Francisco Municipal Transportation Agency (SFMTA) recebeu da BAE Systems o seu primeiro conjunto de ônibus-piloto elétricos híbridos, movidos por sistemas de acionamento. O pedido inicial não apenas lançou as bases para uma frota de emissão zero, mas também sinalizou o início de uma colaboração que ainda forneceria soluções inovadoras de ar limpo 20 anos depois.

Em 2019, a SFMTA implementou novos ônibus híbridos elétricos com capacidade de emissão zero com sistemas de bateria a bordo de maior capacidade. O sistema Series-ER (alcance elétrico) ajuda cidades como São Francisco a reduzir a lacuna a zero, aproveitando décadas de inovação para transformar um ônibus a diesel em um ônibus elétrico de meio período.
 
O SFMTA tem orgulho de ser um líder na abordagem da crise climática. Estamos empenhados em adotar a frota mais ecológica possível e tirar as pessoas dos veículos particulares e colocá-las em meios de transporte mais sustentáveis”, afirma Julie Kirschbaum, Diretora de Trânsito do SFMTA.
 
O sistema Series-ER ajudou ainda mais São Francisco em sua busca por emissões reduzidas usando “zonas verdes” em toda a cidade. Os ônibus usam cercas geográficas habilitadas por GPS para alternar para a energia da bateria ao entrar nas zonas designadas de emissão zero, que visam promover a justiça ambiental nas comunidades mais afetadas pela poluição do ar.

À medida que a demanda por menores emissões em trânsito avançou, também evoluiu a tecnologia da BAE, adaptando-se à evolução do mercado sem interromper o cronograma. Hoje, a SFTMA tem mais de 300 ônibus operando com as soluções de energia e propulsão da BAE Systems.
 
Começando com os híbridos elétricos, a colaboração consistente com a BAE Systems ajudou a desenvolver nossa força de trabalho para estar preparada para a transição para a tecnologia de ônibus com emissão zero. São Francisco é líder em transporte ambientalmente sustentável e tem orgulho de operar uma das frotas mais verdes do país, que inclui bondes e trólebus elétricos. Sempre tivemos um caminho para emissões zero e uma frota de ônibus elétricos a bateria é uma parte importante dessa missão”, diz Gary Chang, gerente de Engenharia de Frota de Trânsito da SFMTA.
 
Um futuro de emissão zero
 
O sistema Series-EV – uma das duas opções de emissão zero oferecidas pela BAE Systems – apresenta tecnologia de eletrônica de potência de próxima geração que usa menos componentes, mais leves e mais compactos. Seu peso leve e o número reduzido de conexões facilitam a instalação e abrem caminho para que os ônibus percorram distâncias maiores com uma única carga.

Embora o Series-EV chegue em breve em San Francisco, o sistema totalmente elétrico já está causando impacto em outras partes do globo, incluindo cidades como Milão e Paris. Na América do Norte, cidades como Vancouver e Milwaukee estão definidas para implementar o produto em sua primeira rodada de ônibus elétricos a bateria, estabelecendo as bases para uma frota totalmente elétrica.
 
À medida que os gases de efeito estufa do aquecimento global continuam aumentando, as cidades precisam de mais calor para reduzir as emissões prejudiciais com tecnologia limpa. Com 25 anos de experiência, a BAE Systems tem a missão de ajudar as agências de trânsito a chegarem ao zero, oferecendo soluções para traçar um curso para um futuro sustentável.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter