Policial voador pode se tornar realidade na Inglaterra

Pode parecer algo saído de um filme da Marvel, mas ter policiais voando atrás de criminosos em trajes a jato pode se tronar realidade nas ruas da Inglaterra em breve. A demonstração do “guarda voador”, que você confere no vídeo logo abaixo, aconteceu no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (DSTL) do Reino Unido.

O homem no papel de policial é o fundador e piloto de testes da Gravity, uma empresa inglesa que fabrica jetpacks desde 2017. As mochilas a jato utilizam propulsores com 1.000 cv de potência montados nas mãos do usuário, permitindo um controle preciso dos movimentos durante voos em alta velocidade.

A aplicação de um traje a jato é infinita. Conseguir mover pessoal especializado em um ambiente urbano muito rapidamente em um espaço tridimensional, seja em um telhado, sobre um rio ou terreno acidentado, para conter uma ameaça é algo realmente poderoso”, afirma o presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia da Inglaterra, Martin Hewitt.

Armed Police: Jet Suit

O jetpack da Gravity Industries possui cinco turbinas independentes que podem atingir 120 mil rotações por minuto. Elas funcionam em um sistema que utiliza o equilíbrio natural do corpo humano para controlar o voo, algo muito parecido de fato com o traje do Homem de Ferro usado por Tony Stark nos "HQs" e no cinema.

Durante a demonstração, o equipamento atingiu uma velocidade de 88 km/h, mas, segundo a fabricante, ele pode chegar a 136 km/h. Em vez de um “Reator Arc”, como nas histórias da Marvel, o traje de verdade é movido a óleo diesel ou combustível de jato (JET A-1).

A mochila completa pesa pouco mais de 27 kg, um peso razoável para alguém carregar nas costas durante trajetos curtos. Aliás, um dos pontos fracos do traje a jato é o tempo limitado de voo, com uma autonomia que varia entre 5 e 10 minutos, dependendo a velocidade empregada pelo usuário.

Mundo real

Apesar das demonstrações de uso militar, a ideia é utilizar as mochilas a jato em serviços de entregas e transporte urbano no futuro. A Gravity já oferece alguns cursos de pilotagem em seu site oficial, além de planejar até uma competição de velocidade para testar os limites do seu equipamento.

Segundo seu fundador, Richard Browning, a empresa possui mais de 50 clientes nos Estados Unidos e no Reino Unido, e já participou de algumas missões de busca e resgate em colaboração com as Forças Armadas dos dois países. Em maio deste ano, Richard fez uma apresentação do jetpack aos Fuzileiros Navais da Inglaterra (vídeo).

É sempre a mesma reação: quase descrença de que você pode ver um ser humano se movendo daquela maneira quando seu único ponto de referência mais próximo da realidade é provavelmente um filme de super-herói da Marvel. Pessoas voando por aí não é mais uma exclusividade do cinema”, encerra Browning.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter