Seminário debate a Computação e Comunicação Quântica no âmbito da Defesa, da indústria e da academia

Soraya Brandão

Teve início nesta quarta-feira (12), o 1º Seminário de Tecnologias de Interesse da Defesa: Computação e Comunicação Quântica. A proposta do evento é debater, incentivar e divulgar as principais iniciativas em Computação Quântica que vêm sendo desenvolvidas no País.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Seminário segue amanhã (13), de forma virtual, das 9h às 17h30. Após as palavras iniciais, proferidas pelo Secretário de Produtos de Defesa (Seprod), Marcos Rosas Degaut Pontes, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, fez, a convite da coordenação, a abertura do evento.

O Almirante destacou a importância de o País deter o domínio da Computação Quântica e o quanto o emprego dessa tecnologia pode ser útil às Forças Armadas e no desenvolvimento de produtos de Defesa.

Programação

Com mais de mil visualizações, o primeiro dia do evento teve dois blocos com três painéis cada. O primeiro painel foi ministrado pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, o professor e físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich. O tema abordado foi Tecnologia Quântica: Aplicações em Criptografia e Computação.

Ainda pela manhã houve dois outros painéis. A Diretora Instituto de Física da UFRJ, Belita Koiller, trouxe informações sobre “Computação Quântica baseada em semicondutores”. E o Capitão de Fragata Glaucio Alves de Oliveira, do Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha, falou sobre a “Criptografia Pós-Quântica: Pesquisa e Desenvolvimento na Marinha do Brasil”.

O segundo bloco do seminário teve três palestras. A primeira delas foi sobre “Computadores Quânticos: estado da arte e perspectivas para os próximos anos”, ministrada pelo doutor Ivan Oliveira, do Centro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Na sequência, o doutor Fernando Araujo Moreira, do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos, abordou “Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas para as Forças Armadas do Brasil”. No último painel o engenheiro Sergio Schmiegelow, da empresa brasiliense Dígitro Tecnologia, apresentou aos participantes o tema “Introdução à Computação Quântica”.

Ao final de cada bloco foi aberto espaço de 30 muitos para os debates, que foram conduzidos pela coordenadora do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seprod, Fernanda Correa.

Nesta quinta-feira (13), o evento tem continuidade com seis painéis em dois blocos. Entre o temas, serão abordados: “Computação e Comunicação Quântica: Iniciativas Estratégicas em Prol da Defesa”, “Perspectivas de Mercado da Computação Quântica e Impactos na Competitividade Mundial” e “Sistema de Informação para o Setor Aeroespacial”.

Foto: Gladston Lucas

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter