Tecnologia 3D fornece maquetes em tempo recorde

Quando a LGM, empresa especializada na construção de maquetes, recebeu a missão de construir uma réplica do Snowbass Base Village, um resort de esqui e snowboard em Colorado, já estava claro que o projeto seria um tanto quanto desafiador.

A responsabilidade de montar uma maquete de mais de três metros de altura, parte integral da estratégia de marketing e vendas do resort para a alta temporada, era extrema.

O prazo, também deveras curto, não ajudava – e a expectativa de qualidade era das mais altas. Então, para se certificar que o projeto correria dentro dos conformes, a LGM entrou em contato com a 3D Systems, pioneira e líder mundial em soluções para impressão 3D.

Para alcançar todos os seus objetivos, a empresa de maquetes acionou o serviço On Demand. Assim, ela pôde trabalhar com tecnologia de impressão SLA de alta resolução, máquinas de alto processamento e ainda usufruir da expertise da empresa de tecnologia nos processos de acabamento.

“Considerando a sua grandiosidade, eu não acredito que teríamos completado esse projeto com sucesso sem a 3D Systems”, disse Jason Berghauer, Gerente de Projetos Senior da LGM.

Nos processos tradicionais, texturas e detalhes teriam sido feitos com lasers. Já com os processos digitais de modelagem e impressão 3D, a LGM pôde reduzir significantemente o trabalho manual necessário para conseguir o mesmo objetivo.

Além disso, as impressões SLA da 3D Systems podem produzir detalhes de até 0.1mm. Então, o time de modelagem da LGM aplicou texturas digitais aos arquivos CAD, para que as impressões finais se parecessem com rochas ou tijolos, conforme o necessário.

De acordo com Patrick Fleege, Gerente de Projetos Sênior da LGM, a maleabilidade do SLA permitiu que a empresa entregasse uma maquete extremamente detalhada. “Sem a impressão em SLA, o nível de detalhe e acabamento que teríamos entregado seria possível apenas com processos manuais”, ele completa.

O nível de detalhamento e a velocidade do projeto, porém, não foram as únicas vantagens encontradas pela LGM ao usar o serviço On Demand da 3D Systems. Berghauer afirma que a decisão também diminuiu em um terço o custo do projeto final, comparado com o processo tradicional a laser.

“No final, o fato que usamos a impressão 3D em SLA foi o que nos permitiu vencer a concorrência para este projeto”, completou Fleege. “O Serviço On Demand da 3D Systems nos permitiu competir e vencer”.

Sobre a 3D Systems Pioneira e líder mundial em soluções para impressão 3D, a 3D Systems fornece as soluções mais avançadas e abrangentes de design 3D digital e de fabricação disponíveis, incluindo impressoras, materiais impressos e peças personalizadas para profissionais e consumidores em materiais como plástico, metal, cerâmica e comestível.

Também desenvolve soluções baseadas em digitalização 3D, modelagem de maneira livre e ferramentas de inspeção. Seus produtos e serviços são usados para projetar, desenhar, criar, comunicar, gerar protótipos e produzir peças funcionais e montagens, capacitando consumidores a fabricar o futuro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter