Lynx 120 – Mobilidade e poder de fogo


 

A Rheinmetall acaba de lançar a mais recente adição à família de veículos de combate de próxima geração Lynx. O grupo de tecnologia Rheinmetall com sede em Düsseldorf desenvolveu agora uma variante mecanizada de suporte de fogo do Lynx KF41 IFV.

Chamado de Lynx 120, esta plataforma única combina um conceito de torre testado e comprovado e o comprovado canhão de tubo liso de 120 mm, integrado ao chassi Lynx KF 41. A nova variante de suporte de fogo mecanizado do Lynx oferece ao usuário excelente suporte de fogo e recursos anticarro.

Graças a uma mistura bem equilibrada de letalidade, proteção, mobilidade e capacidade de sobrevivência, o Lynx 120 é o ativo de campo de batalha adicional perfeito para usuários da plataforma Lynx. Com componentes desenvolvidos e prontos para uso, engenharia meticulosa reduz o peso do veículo, enquanto pacotes de proteção personalizáveis ??completam o pacote.

A arquitetura do veículo foi simplificada e fornece uma capacidade aberta 'plug-and-play' para futuras atualizações, cumprindo e adaptando-se aos padrões da OTAN.

Como as forças armadas precisam lidar com desafios futuros, como sistemas de combate de alta tecnologia, em um momento em que soluções e conceitos convencionais atingiram os limites de seu desempenho, o Lynx 120 foi projetado para fornecer letalidade e máximo poder de fogo máximos em trilhos emparelhados com as mais recentes tecnologias de defesa. tecnologias para manter os adversários afastados.

Utilizando o chassi modular Lynx KF 41 e um conceito de torre de grande calibre escalável, o Lynx 120 é uma solução de alto desempenho, abrigando um vasto potencial de crescimento e uma capacidade de superação garantida. Apenas algumas semanas atrás, a Rheinmetall Defense Australia revelou uma variante do veículo de suporte de combate (CSV) do Lynx: agora também existe a versão de suporte de fogo.


Em primeiro plano o Lynx CSV e em segundo o Lynx IFV


A ideia básica por trás do conceito de design do Lynx 120 é fornecer um sistema de combate que ofereça o máximo desempenho operacional em combinação com vantagens logísticas dentro de um prazo razoável a um custo realista.

O armamento principal do veículo é um canhão Rheinmetall 120mm de cano liso, derivado do armamento principal do Leopard 2. Ele pode disparar projéteis de alto explosivo (HE) programáveis ??DM11 de última geração. Seu armamento secundário inclui uma metralhadora coaxial. Além disso, a estação de armas independente do comandante contará com uma metralhadora adicional .50 cal.

Um sistema de câmera de 360° com detecção e rastreamento automáticos de alvos reduz a carga de trabalho da equipe em todos os cenários operacionais.
 
Módulos de proteção especiais permitem uma resposta específica da missão a ameaças balísticas, dispositivos explosivos improvisados, penetradores formados por explosivos e fogo de artilharia, e podem ser montados rapidamente com ferramentas limitadas.

Além disso, o Lynx 120 pode ser prontamente equipado com o já comprovado Rheinmetall Active Defense System, ou ADS, para derrotar granadas propulsionadas por foguetes e mísseis antitanque. Pacotes de blindagem adicionais e sistemas de proteção ativa podem ser fornecidos mediante solicitação.

Várias nações estão interessadas em adquirir o Lynx como um substituto de última geração para seus estoques antigos. A plataforma é atualmente uma forte concorrente nos planos de modernização do IFV australiano e eslovaco e está competindo pelo programa de Veículos de Combate Opcionalmente Tripulados (OMFV) dos EUA.

A Hungria tornou-se o cliente de lançamento em 2021. Indo além dos aspectos estritamente militares, como maior interoperabilidade e atualizações de capacidade, os principais elementos de localização fazem parte integrante desses planos de compras, destinados a impulsionar a indústria local e criar empregos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter