COBERTURA ESPECIAL - Tank - Terrestre

27 de Junho, 2021 - 14:20 ( Brasília )

Carro de Combate Leclerc – Modernização para a versão 2

As Forças Armadas francesas renovam sua confiança na Nexter com a sustentabilidade e renovação do tanque Leclerc

Nota DefesaNet

Texto em inglês:

Leclerc MSS2 ordered

O Editor



Em linha com o roteiro para a sustentabilidade e renovação do tanque de Leclerc, o Ministério da Defesa francês renovou sua confiança na Nexter com a recondução do contrato de suporte, estendido para incluir o tratamento de grandes obsolescências e a renovação dos primeiros 50 tanques.

O lançamento dessas operações chega em um momento crucial, quando as doutrinas de muitos países, incluindo a França, reafirmam o papel central do Carro de Combate pesado (Main Battle Tank), como principal meio de superioridade tática em terra, em um contexto marcado pelo previsível retorno de conflitos de alta intensidade.




Clique para expandir a imagem

Um contrato de suporte de 10 anos

O contrato de suporte para o tanque Leclerc (MSS 2) entrou em vigor em 1º de abril de 2021. Na sequência do primeiro contrato de suporte de serviço de pós-produção (SSPP) de valor global, o MSS 2 mantém o mesmo escopo de serviços, com requisitos aprimorados.

Em colaboração com a Agência Francesa de Aquisições de Defesa (Direction Générale de l'Armement - DGA), a Nexter é responsável pela configuração do tanque ao longo de seu ciclo de vida e pelo monitoramento da obsolescência - o que é conhecido como controle técnico.

A Nexter também é responsável pelo fornecimento de peças de reposição para a SIMMT (Structure intégrée de maintenance et de maintien en condition opérationnelle des matériels terrestres), que é responsável por fornecer as forças. O suporte permanente de veículos nos centros de treinamento de Champagne e Provence também é uma das características específicas desta parceria de confiança entre a Nexter e o Exército Francês.

Além disso, as equipes da Nexter fornecem assistência técnica e podem intervir em um período de tempo limitado dentro dos regimentos. Por fim, a Nexter gerencia a constituição dos lotes de peças para intervenções externas, bem como as ferramentas necessárias para a manutenção do tanque.

A viabilidade de longo prazo do Leclerc inclui o tratamento de grandes obsolescências que podem afetar sua disponibilidade, em particular o motor V8X e a turbo-máquina, que serão objeto de uma campanha corretiva. O sistema de visão será atualizado para uma nova versão nos próximos anos.

Entrando na bolha SCORPION

A reforma do Leclerc, também conhecido como programa XLR, representa uma nova etapa para o tanque, que passará a ter novas funções e se juntará à bolha SCORPION, ao lado dos veículos blindados GRIFFON, JAGUAR e SERVAL. O tanque Leclerc será integrado ao grupo de batalha conjunto SCORPION (JBG) por meio de sistemas vetrônicos comuns às várias plataformas (fornecidos pela Thales).

Graças ao sistema de informação e comunicação SCORPION (SICS) e ao novo rádio CONTACT, o tanque Leclerc estará totalmente integrado no ambiente de combate colaborativo. Graças à reconhecida experiência da Nexter neste domínio, o tanque também se beneficiará de uma proteção aprimorada, para melhor adaptá-lo às necessidades operacionais das forças: serão adicionadas armaduras de piso contra dispositivos explosivos improvisados ??e placas laterais contra ameaças do tipo RPG. Finalmente, o armamento será atualizado com a instalação de uma torre T2B operada remotamente armada com um calibre 7,62 mm do parceiro belga FN Herstal.

O tanque pesado: o negócio principal do Grupo Nexter

Ao conceder esses contratos, o DGA e o Exército francês estão confirmando a experiência única da Nexter em tanques pesados. Também se beneficiando de uma longa experiência em munições associadas a 120 mm, a Nexter está trabalhando ativamente na renovação da munição de flecha com o recente lançamento da munição anti-tanque 120 SHARD.

Como um jogador importante no programa MGCS, Nexter também está preparando o futuro do canhão principal ao propor armar o tanque do futuro com o conceito de arma e munição ASCALON. Projetado com uma arquitetura aberta para servir de base para o desenvolvimento cooperativo dentro da estrutura do programa MGCS franco-alemão, ASCALON estabelece as bases para o futuro padrão de canhões e munições europeus.

Nicolas Chamussy, CEO da Nexter e membro do comitê executivo KNDS: "Nexter tem o orgulho de contribuir para a modernização e manutenção de seu produto emblemático. A notificação desses programas atesta a qualidade de nossos serviços e nosso know-how no campo do tanque pesado. Nossa ambição permanece inalterada: continuaremos a ser o parceiro de confiança do Ministério das Forças Armadas da França, ao lado do DGA, do SIMMT e do Exército francês. "




Clique para expandir a imagem


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Cyberwar

Cyberwar

Última atualização 30 JUL, 14:27

MAIS LIDAS

Tank