COBERTURA ESPECIAL - Tank - Tecnologia

10 de Março, 2021 - 17:43 ( Brasília )

NEXTER - 120 SHARD®: a nova geração de munições anti-tanque

Nexter Munitions demonstra sua capacidade de inovação ao apresentar a munição 120 SHARD®, um produto de alto desempenho disponível a curto prazo.



Março de 2021 - Nexter Munitions demonstra sua capacidade de inovação ao apresentar a munição 120 SHARD®, um produto de alto desempenho disponível a curto prazo.

SHARD®, a nova geração de munição antitanque de 120 mm APFSDS (Armor-Piercing Fin Stabilized Discarding Sabot), é compatível com todos os Carros de Combate  atuais e futuros equipados com canhões de Alma Lisa, de 120 mm, padrão da OTAN.

A interoperabilidade do SHARD® com os armamentos e ambientes dos Carros de Combate Leclerc (francês),  Leopard 2 (alemão),  Abrams M1A1 / A2 e o C1 Ariete (italiano) é assegurada através do desenvolvimento em conformidade com STANAG 4385 e ICD 120.

Campanha de testes de disparo realizados recentemente, em condições extremas de temperatura e em alcance longo  confirmaram o desempenho esperado na simulação: desta munição, que  estabelece um novo padrão de desempenho, com capacidade de penetração aumentada combinada com precisão muito alta. Em 2021, as últimas otimizações de projeto serão concluídas, antes de entrar na fase de qualificação industrial, em 2022.

Assim, SHARD® estará pronto para o início da produção em massa a partir do final de 2022 para dar aos nossos clientes as capacidades tecnológicas para lutar eficazmente contra as ameaças blindadas mais recentes do século 21. Este alto nível de desempenho é permitido graças a um design totalmente inovador, definido pelas equipes técnicas da Nexter Munitions, em Bourges.

SHARD® atinge esse nível de desempenho balístico terminal graças a um sabot (penetrador) otimizado, uma haste alongada em uma nova liga de tungstênio desenvolvida com ligas de Tungstênio Plansee, bem como um cartucho combustível e um propelente de alto desempenho e baixa erosão desenvolvido pela EURENCO.

SHARD® é o resultado da experiência da Nexter Munitions no desenvolvimento de munições de altíssimo desempenho, trabalho de R&T em materiais inovadores e em balística externa realizado com base no histórico de trabalho para a Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA), bem como a implementação de um processo de desenvolvimento ágil.

A validação e qualificação de blocos de construção tecnológicos inovadores no programa SHARD® também é um dos marcos no desenvolvimento de munições de altíssimo desempenho para futuros sistemas de combate terrestre, especialmente o Sistema Principal de Combate Terrestre (MGCS).

Sobre a gama de munição de tanque de 120 mm Nexter tem uma gama completa de munição de guerra e exercício para canhões de Carro de Combate de alma lisa de 120 mm NATO, compatível com os Carros de Combate da KNDS Leclerc, Leopard 2 e outros tanques modernos, como o M1A1 / A2 Abrams e C1 Ariete.

A combinação da munição de alto explosivo de 120 mm comprovada operacionalmente com nosso projétil APFSDS de geração atual (F1B, F1B +) e futura (SHARD®) permite cobrir toda a gama de ameaças contemporâneas no campo de batalha.
 
A linha da Nexter também inclui munição para exercícios, HEAT-TP, HE-TP e TPFSDS. A Nexter também continua a inovar por meio da munição insensível multimodo "120 IM3M" e da munição guiada de precisão "120 N-LOS" - elementos dos quais são retirados de KATANA -, bem como trabalho R&T em novos blocos de avanço tecnológico relativos à resistência a ativos sistemas de proteção reativa.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


07SET2021

07SET2021

Última atualização 07 DEZ, 11:11

MAIS LIDAS

Tank