Viatura Blindada de Combate Fuzileiros TAM VCTP

1º Ten ALEGRE – CIBLD (Exército Argentino)

O TAM VCTP (Vehículo de Combate de Transporte de Personal) é uma viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz) que pertence a família TAM (Tanque Argentino Médio).

Fabricado pela empresa Tanque Argentino Mediano Sociedad del Estado, foi concebido para dotar o Exército Argentino com um meio eficaz de transporte de tropas que poderia ser fabricado localmente.

Os primeiros exemplares estavam equipados com um canhão automático Rh 202 de 20mm. Porém as versões seguintes foram dotados com um canhão modelo Oerlikon KAD 18 de 20mm e uma metralhadora calibre 7,62mm para defesa antiaérea, ambos instalados em uma torre operada por dois fuzileiros.

Há também uma outra metralhadora do mesmo calibre em uma pequena torre que é controlada remotamente pelo compartimento da tropa. Pode transportar no seu interior 10 fuzileiros que podem disparar de dentro do seu compartimento graças a algumas seteiras existentes nas laterais do chassi.

A viatura possui um motor a diesel, fabricado pela empresa MTU Fridrichshafen, que desenvolve 720 hp, acoplado a uma transmissão da marca Renk, de 6 velocidades. O embarque/desembarque da tropa é realizado pela rampa traseira e através de saídas na parte superiror da viatura.

Os periscópios e seteiras utilizados pela tropa estão localizados nos lados da viatura. Possui também 4 lançadores de granadas de 88mm em cada lado da torre.

O TAM VCTP entrou em combate em conflitos internos na Argentina, como as revoltas militares de Carapintadas, bem como na recuperação do Regimento de Infantaria Mecanizado 3 durante o Copamiento del cuartel de La Tablada em 1989.

 

Em 1992 , 15 unidades foram enviadas para a Croácia para participar da Força de Proteção das Nações Unidas, formando o elemento blindado do Batalhão do Exército Argentino (BEA).

Destacaram-se em funções como escolta de comboios logísticos, patrulhas, proteção de civis diante as facções rivais, etc. Terminaram sua missão em agosto de 1995, quando fizeram parte do oitavo contingente de tropas (BEA 8).

Fonte: CI Bld – Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires [Link]

Fotos: taringa.net

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter