Viatura Blindada de Combate Type 99

1º Sgt PATRIC – CIBLD

Atualmente, o Type 99 é a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) mais moderna e poderosa do Exército Chinês. Em 2001, iniciou-se a produção desse CC para ser o sucessor do Type 98 G, que por sua vez foi baseado no Type 98.

As principais mudanças foram a nova torreta aperfeiçoada, com defletores frontais e uma nova blindagem composta ERA, um novo motor turbo diesel refrigerado a água (semelhante ao do Leopard 2 alemão), além de blindagem lateral.

O Type 99 é um carro de combate de terceira geração e, devido ao seu alto custo (de aproximadamente US$2.500.000), foi construído em pequena quantidade. Em comparação com outros CC de fabricação chinesa, o Type 99 melhorou as capacidades de proteção blindada, potência e mobilidade.

Tem uma guarnição composta por 3 militares: comandante, atirador e motorista. Não há a necessidade de um auxiliar do atirador, tendo em vista o carregamento do canhão ser automático.

Além do telêmetro laser, sistema de controle de tiro computadorizado, visão termal, sensor de vento e camisa térmica, o CC é equipado com o sistema de alerta laser JD-3, que é capaz de detectar disparos laser inimigos e combater seus ataques com feixes laser de alta intensidade que danificam o equipamento optrônico do oponente e temporariamente cegam o atirador.

Com aproximadamente 57 toneladas, o Type 99 é movido por um motor turbo diesel, que desenvolve 1500 hp, podendo alcançar, assim, velocidade de aproximadamente 80km/h, com autonomia de 400km.

O armamento principal do Type 99 é o canhão ZPT98 125mm de alma lisa, com carregamento automático e totalmente estabilizado. O CC tem capacidade total de 63 munições (41 no chassi e 22 no carregador automático) podendo disparar até oito tiros por minuto.

O armamento secundário é composto por uma metralhadora coaxial de 7,62 mm e outra metralhadora de 12,7 mm montada na parte superior da torre. Além disso, possui 10 lançadores de granadas fumígenas. Além das munições 125mm, o Type 99 também é capaz de lançar mísseis guiados anticarro (Sniper AT-11 russo), tendo alcance efetivo entre 100m e 4.000m.

Para fins de proteção, o CC possui blindagem de aço composta e módulos de blindagem reativa (ERA) na porção frontal do chassi e torre. Isso deixa o CC com aproximadamente 1000mm a 1200mm de proteção blindada.

Ao injetar combustível no escapamento do motor, uma cortina de fumaça adicional é gerada. O CC também pode ser equipado com um receptor GLONASS/GPS, que auxilia na navegação e no posicionamento.

Algumas variações do Type 99:

Type 99G: em 2008, uma foto da Agência de Notícias Xinhua, da China, revelou esta versão atualizada. O Type 99G seria equipado com um novo sistema de observação e nova proteção blindada. O sistema óptico do comandante aparenta ser mais amplo do que a versão básica do CC, o que pode indicar o uso de um sistema de visão térmica independente.

Type 99Z: sucessor do Type 99G e predecessor Type 99A1, com poucos detalhes conhecidos.

Type 99A1: é a versão mais recente do Type 99 em serviço, sua torre foi modificada, aumentando sua proteção blindada e espaço interno, possuindo outro kit de ERA montado ao redor da torre e do chassi. O Type 99A1 também recebeu novos equipamentos para o sistema de controle de tiro.

Type 99A2: versão testada a partir de 2010, equipada com um novo sistema de pontaria e um computador de tiro que fornece informações sobre o campo de batalha. A torre recebeu um novo design, ficando mais larga. Além disso, recebeu um sistema de proteção ativo. Um novo sistema de visão para o comandante, novo conjunto de força e tanques externos de combustível (autonomia de 600km) também estão presentes nesta versão.

Type 99A2 Protection
 

Type 99KM: nova versão com muitos upgrades: sistema de proteção ativo modular atualizado, sistema de defesa laser JD-4 atualizado, seria equipado com um canhão de 155mm, capaz de disparar mísseis e uma nova geração de munição.

Aproximadamente 250 unidades da família Type 99(todas as versões) estão em uso pelas principais Divisões Blindadas da China.

Fonte: CI Bld – Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter