MD polonês inicia negociações para programa de modernização de blindados Leopard 2A4

English version

Texto do Defense24.pl
Tradução, adaptação e edição – Nicholle Murmel


O Ministério da Defesa da Polônia divulgou comunicado segundo o qual mais um progama de modernização dos blindados Leopard 2A4 usados pelo Exército polonês será iniciado. As empresas Polska Grupa Zbrojeniowa [Polish Armament Group], e Zaklady Mechaniczne Bumar Labedy [Bumar Labedy Mechanical Works] foram convidadas a participar da concorrência para um futuro contrato. O acordo deve ser assinado no final de 2015.

O porta-voz do Ministério, coronel, Jacek Sonta, informou ao Defense24 que outro processo de atualização dos Leopard 2A4 já foi iniciado no final de maio deste ano. Ele enfatizou que. O programa envolvendo a Polish Armament Group e Bumar Labedy Mechanical Works começará a ser negociado em 11 de julho próximo.

Segudno o coronel Sonta, o cronograma e os prazos para esse futuro acordo serão justamente os tópicos a serem discutidos entre o Departamento de Armamentos e as empresas concorrentes. A vitória no processo de concorrêncoa dependerá, portanto, da capacidade de o potencial fornecedor dentro dos termos a serem estabelecidos.

Em fevereiro deste ano, o governo polonês cancelou processos de modernização anteriores dos Leopards, rejeitando propostas apresentadas pelo consórcio formado pelas empresas PHO, OBRUM e Bumar Labedy. Segundo informações, o Ministério da Defesa tomou a decisão por conta de erros consideráveis na documentação, além do baixo nível de nacionalização no programa de modernização dos blindados.

Ainda no fim de janeiro, a proposta apresentada pelo consórcio foi criticada pelo Secretário de Estado do Ministério da Defesa, Czeslaw Mroczek. Sua avaliação foi condizente com dados obtidos pelo Defense24 acerca da possibilidade de um programa complexo de inspeção e reparos nos Leopards baseado nas instalações em Gliwice, no sul do país.

O programa de modernização dos Leopard 2A4 do Exército está bastante atrasado em comparação ao que se planejava inicialmente. Segundo prospecções feitas pelo Ministério da Defesa no fim de 2012, o acordo de escolha de uma companhia para assumir o processo seria fechado em 2013.

Entre 2014 e 2015 os lotes de teste seriam desenvolvidos, enquanto que os trabalhos na maior parte dos veículos seria feita entre 2015 e 2018. Atualmente, o “Plano de Modernização Técnica para o Período entre 2013 a 2022” do Ministério estabelece que os blindados atualizados devem ser incorporados ao Exército a partir de 2017.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter