Primeiro protótipo do CENTAURO 2 está pronto para mais testes

English version

Texto do Defense Industry Bulletin
Tradução, adaptação e edição – Nicholle Murmel

 

O primeiro protótipo do blindado CENTAURO 8×8 já está pronto e foi mostrado pela primeira vez ao general Claudio Graziano, chefe do Estado-Maior da defesa italiana e antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país.

O novo veículo tem peso máximo em torno de 30 a 35 toneladas e é movido por um motor turbodiesel de 720 cavalos. A boa relação peso/potência e o novo Sistema de transmissão devem garantir uma performance sólida em terrenos acidentados.

Além disso, o chamado CENTAURO 2 já mostrou em testes recentes um nível extraordinário de proteção contra minas e IEDs graças ao novo chassis reprojetado. O poder de fogo do blindado sera semelhante ao de um MBT por conta da evolução da torreta Oto Melara HITFACT, com canhção de 120/45mm (compatível com munição 120mm padrão OTAN).

Essa nova torreta é modular e pode acomodar diversos sistemas de controle de fogo, blindagem, armamentos (não apenas canhão de 120mm, mas também metralhadoras 105/51mm). O veículo, produto do consórcio IVECO-Oto Melara (CIO), deverá substituir o B-1 CENTAURO nas unidades Recce do Exército da Itália.

A primeira encomenda foi de 74 unidades, seguida por mais um pedido igual. No momento, apenas a fase de desenvolvimento do programa de aquisição tem financiamento garantido, que inclui a construção do protótipo. Em junho essa unidade de teste entrará no ciclo de provas para validação. A apresentação oficial do CENTAURO 2 está prevista para o último trimestre do ano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter