ROTA Encontra Tanques M-41

 

 

Policiais militares encontraram dois tanques de guerra sem o sistema de armamento e contêineres com cargas roubadas em um galpão, na região do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, por volta das 18h30 de segunda-feira (26). Um suspeito foi preso.

Os policiais receberam uma denúncia de que no galpão localizado na rua Albino de Morais funcionava um desmanche clandestino de carros roubados. Quando entraram no local foram surpreendidos com dois tanques de guerra, um deles parcialmente desmontado.

"No mínimo inusitado, quando você vai averiguar uma denúncia de desmanche espera encontrar carros e não blindados", disse o tenente Andrey Sudatti do Carmo, da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Oficiais do Exército foram acionados e estiveram no local para verificar os tanques. Um oficial disse que os tanques não pertenciam ao órgão, mas seria feito levantamento para verificar a origem.

Horas depois do início da apreensão das cargas roubadas, os filhos do proprietário do galpão, que não quiseram se identificar, compareceram ao local depois de ver reportagens na televisão sobre apreensão de tanques.

Os jovens disseram à polícia que os tanques de guerra foram comprados em um leilão pelo pai, oficial aposentado do Exército, em 2003, e que tinham a documentação.

Segundo os jovens, desde a compra os tanques estão guardados no galpão e saíram do local apenas para eventos de colecionadores. Também havia um Mercedes ER-55 e um caminhão dos donos do galpão.
 
No local, também foram encontrados contêineres com cargas roubadas de lataria de veículos chineses e mais de 500 televisores LCD de 42 polegadas, além de um caminhão semirreboque roubado.
 

______________________________________________


Nota do 1° BPChq (ROTA),

POLICIAIS DA ROTA APREENDEM 500 TVS E DOIS TANQUES DE COMBATE BLINDADOS

Policiais Militares do 1° BPChq (ROTA), ao averiguarem uma denúncia de roubo de veículo na data de ontem(26), localizaram um galpão com diversos produtos de receptação.

O galpão está localizado na Vila Carioca, próximo a estação de trem Tamanduateí, e dentro dele encontraram um caminhão com um contêiner carregado com, aproximadamente, 500 televisores de LED, 42 polegadas. Além desse contêiner, encontraram um caminhão semirreboque, diversas peças automotivas e dois carros de combate (blindado) das forças armadas, sem qualquer identificação.

Localizado o proprietário do galpão, este disse que aluga para um indivíduo e que desconhecia essa função do galpão. Este indivíduo (locatário) possui passagem criminal. Os materiais foram apreendidos pela policia civil.

Centro de Comunicação Social
PMSP

_________________________________________
 

Nota DefesaNet

O blindado encontrado no galpão é um M-41C. Trata-se do blindado M-41 modernizado pela empresa Bernardini, de São Paulo. A substituição do canhão original por um de 90 mm desenvovido pela Bernardini e a doção de um novo trem de rolamento com a adoção de um motor Scania mais potente.

O M-41C está sendo substituído pelos Leopard 1A1 no Batalhões de Infantaria Blindado.

O blindado quando desativado tem retirada a culatra do canhão que o torna inefetivo, como arma de guerra. O carro que estava sob uma carreta não tinha motor. Há um outro quase desmontado em situação de sucata. 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter