Tenente-Brigadeiro Amaral toma posse como Ministro do Superior Tribunal Militar

Tenente-Coronel Santana E Sargento Keyla dos Santos

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira tomou posse, nesta segunda-feira (19), como Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília (DF). O Oficial-General assume a vaga após 45 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB) e, antes de ser nomeado Ministro do STM, ocupava o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

A sessão solene foi presidida pelo Presidente do STM, Ministro Almirante de Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos. Em razão das medidas de prevenção necessárias devido à pandemia do novo Coronavírus, a solenidade, que foi realizada no Gabinete da Presidência do STM, ocorreu de maneira a cumprir todos os protocolos previstos e foi transmitida pela internet.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, comentou sobre o legado do Oficial-General deixado na FAB. “Ao encerrar sua missão na Força Aérea, servindo de exemplo, deixará, mais uma vez, um rastro luminoso que continuará em seu novo cargo no STM”, enfatizou.

Na cerimônia de posse, o Tenente-Brigadeiro Amaral foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Grã-Cruz. Em seguida, o Ministro do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, homenageou o empossado. “A sua posse como Ministro desta Corte dá sequência natural a seu vitorioso curso, reforçando o entendimento de que cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo, sobremodo quando exponencia talentos para superar adversidades”, completou.

Ao assumir a nova função, o Tenente-Brigadeiro Amaral falou sobre suas expectativas. “Darei continuidade ao trabalho da Justiça Militar da União, que é a mais antiga do país, para que continue seu elevado padrão de atender como justiça especializada às necessidades que as Forças Armadas têm", enfatizou.

Experiência

O Tenente-Brigadeiro Amaral é natural da cidade do Rio de Janeiro. Ingressou na Força Aérea Brasileira em 3 de março de 1975. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 10 de dezembro de 1981 e atingiu o atual Posto em 31 de março de 2017.

Dentre os principais cargos que assumiu, cita-se: Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Vice-Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica, Vice-Chefe Interino da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Ministério da Defesa, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Secretário-Geral do Ministério da Defesa e Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

O Oficial-General possui cerca de 3.000 horas de voo, das quais mais de 1.000 na Aviação de Caça, e recebeu 18 condecorações nacionais.

STM

O Superior Tribunal Militar é composto por 15 Ministros indicados pelo Presidente da República. Destes, cinco são civis: um oriundo do Ministério Público Militar (MPM), um da carreira de juiz-auditor e três advogados. Das vagas de militares, três são da Marinha do Brasil, quatro são destinadas aos Oficiais-Generais do Exército Brasileiro e três da Força Aérea Brasileira.

Fotos e imagens: STM

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter