Ministro da Defesa participa de solenidade de entrega de títulos de propriedade em Alcântara

Lane Barreto

Nesta quinta-feira-feira (11), o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de entrega de títulos de propriedade a moradores de agrovilas no município de Alcântara (MA). A solenidade ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão. Na ocasião, foram entregues 120 títulos de propriedade às famílias remanejadas por ocasião da criação do CLA na década 80. O ato representa o cumprimento pela União de compromisso pendente com comunidades do município de Alcântara desde a década de 1980. O CLA é responsável por executar lançamento de foguetes e atividades espaciais.

O Presidente Bolsonaro ressaltou que a entrega desses termos desestimula a invasão de terras, além de oficializar a posse de propriedade das famílias. “Esse título representa que tudo que eles fizerem na sua terra a partir de agora é deles, dos seus filhos e de seus netos”, disse na cerimônia. Morador de uma agrovila local, José Ribamar recebeu o título das mãos do Ministro Fernando Azevedo. “Me sinto muito feliz em receber esse título de propriedade. Essa luta vem de muitos anos”, destacou.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Aeronáutica no CLA e o apoio prestado à população local ao longo dos anos. “Durante quase três décadas, cada um dos moradores daqui tem esperado por esse momento de ter essas terras”, salientou.

Para implantação do CLA, foi necessária uma área de 62.728,31 hectares. No entanto, desde o princípio, a Aeronáutica procurou tomar conhecimento das condições de vida da população local que seriam removidas para outra área pré-estabelecida. Para isso, firmou parcerias, convênios e contratos com diversos órgãos de esfera federal, estadual e municipal.

O acordo entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas relacionadas à participação do país norte-americano em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara foi promulgado pelo Decreto 10.220 de 2020. “Com o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, o Brasil pode ocupar 1% do volume de negócios de mercado de lançamento de cargas no espaço, mas 1% significa 10 bilhões de dólares por ano”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Participaram da solenidade o Ministro do Turismo, Gilson Machado, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, além de autoridades civis e militares.

CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara é o principal empregador do município de Alcântara e estimula a criação de empregos indiretos por intermédio de contratações de obras e serviços no Centro. O CLA é também o maior gerador de impostos para a administração municipal ,que, juntamente com os governos estadual e federal, devem prover políticas públicas para a população local.

Situado a apenas 250 km da linha do Equador, o CLA possui posição privilegiada para o lançamento de foguetes, que permite uma economia de combustível de 30% para lançamentos em órbitas equatoriais.


Fotos: Antônio Oliveira

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter