Inscrições para o Hackathon da NASA ficam abertas até o dia 01 de outubro

NASA Space Apps Challenge 2020 – Dados sem tratamento são apenas números, mas, quando são aplicados para solucionar problemas ou promover inovações, os resultados são impactantes para todo o planeta, garantindo mais sustentabilidade e mudando realidades.

As missões que a NASA envia ao espaço reúnem dados em busca de novos conhecimentos para expandir nossa compreensão por meio de novas descobertas científicas e para nos ajudar a melhorar a vida na Terra. Ao usar os dados da NASA para resolver os desafios de cada ano, as equipes de Apps Espaciais aprendem sobre os dados da NASA e compartilham a criação e aplicação do conhecimento resultante. Isso muda a vida e as perspectivas de inovação para todo o mundo.

 

O Space Apps inspira colaboração, criatividade e pensamento crítico, estimula o interesse pela Terra, pela ciência e exploração espacial, e incentiva o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers e engenheiros. O Space Apps é gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra, Diretoria de Missão Científica, na sede da NASA em Washington, DC.
 

Este ano temos o apoio da CSA (Canadian Space Agency), CNES (National Centre for Space Studies), JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) e ESA (European Space Agency). Assim como a NASA, todas as entidades irão prover dados, insumos e suporte nos temas propostos dos desafios.  

 

O Brasil bilhando no maior hackathon do mundo
 

Em 2019, dos 6 desafios propostos pela NASA, o Brasil foi campeão em 2 categorias/desafios. Na categoria “Melhor Uso de Hardware: a solução que exemplifica o uso mais inovador de hardware”, a equipe “Cafeína” de Salvador – BA, criou um sistema de coleta de resíduos de plásticos no oceano através de uma corrente eletrostática que atrai e direciona o lixo para um equipamento que seria instalado nos inúmeros navios que viajam pelos mares e oceanos.

Entre os desafios, a categoria “Impacto Galáctico: a solução com maior potencial para melhorar a vida na Terra ou no universo”, é considerada a mais importante e foi justamente nessa que os brasileiros da equipe MASSA de São Paulo conseguiram a façanha de se sagrarem campeões.

O projeto “Poseidon”, foi inspirado nos derramamentos de óleo que afetaram o litoral do Nordeste brasileiro. Desenvolvido pela MASSA, é uma rede neural que detecta vazamentos de óleo, sendo que essa API pode ser usada em aplicativos de terceiros ou sistemas governamentais com o intuito de promover uma resposta mais rápida a desastres ambientais como esses.

De acordo com Felipe Tanso, membro da equipe MASSA, “a ajuda dos mentores foi fundamental, tínhamos a criatividade e a vontade, mas ser mentorados por especialistas experientes fez toda a diferença. Vi a lista dos mentores deste ano e fiquei muito impressionado!”
 

Quem pode participar?

Os desafios apresentados possuem os temas: “Observar”, “Informar”, “Sustentar”, “Criar”, “Enfrentar” e “Conectar”.

Tais temas abrem inúmeras oportunidades para a criação de soluções que envolvam meio ambiente, desenvolvimento social, inovação, inteligência, combate a fome, prevenção de desastres, comunicação, educação, entre outros. Essa ampla gama de possibilidades, abre espaço para criativos, inovadores, tecnólogos, artistas, biólogos, engenheiros, cozinheiros, nutricionistas, profissionais da saúde, enfim, toda pessoa com interesse em mudar o mundo e o espaço pode participar.

A única restrição é que, a idade mínima para poder concorrer ao mundial, é de 16 anos. Menores de 16 anos podem participar concorrendo na criação de um mascote que possa ajudar a tornar o aprendizado sobre a Terra e as ciências espaciais mais divertida e acolhedora para o público mais jovem.

As mudanças no NASA Space Apps Challenge 2020

Por conta da pandemia de COVID-19, este hackathon será realizado de maneira totalmente online, diferente dos outros anos. Esse formato tem gerado muitos desafios aos organizadores, mas, todos estão comprometidos para criar a melhor experiência para todos os participantes. Por conta disso, a única "localidade" que ainda aceita inscrições de todo o Brasil é São José dos Campos.

De acordo com Samanta Lopes, facilitadora e co-organizadora, "queremos dar a oportunidade para que o máximo de pessoas possam vir participar, por isso extendemos o período de inscrições até o limite permitido. Além disso, temos como desafio atrair mais mulheres para o evento”, uma vez que a organização tem o objetivo de estimular a maior participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Por isso, a expectativa é de haja pelo menos 40% de mulheres inscritas este ano.

A representante da NASA em SJC, Leka Hattori, afirma “estamos preparando um grande evento, totalmente digital, online. Para isso, criamos o aplicativo Space&Terra, onde mentores e participantes podem interagir entre si.”

Entre as novidades, diversas cidades e regiões estão recebendo o evento pela primeira vez. Este é o caso do Vale do Paraíba, por exemplo. Região que reúne inúmeras instituições de ensino e tecnologia, reconhecidos mundialmente, como o ITA, CTA, entre outros. De acordo com  Daniel Takaki – co-organizador, “participar de um hackathon como esse é uma oportunidade única de aprendizado, uma vez que o participante vai ter a oportunidade de fazer network, conhecer mentores incríveis e ter acesso a alguns dos melhores mentores do Brasil. Fizemos uma seleção criteriosa dos mentores, convidando pessoas de todo o Brasil e do exterior para o Space Apps."
 

A organização da edição do NASA Space Apps Challenge São José dos Campos está a encargo da LekaUp e temos a “Hub e Tec” e a InovAction by ABInova como co-organizadores. 

 

Palestra Especial

Teremos uma palestra especial durante o NASA Space Apps Challenge SJC vai ser proferida pela empresária senegalesa Mariéme Jamme, fundadora da iniciativa IamTheCode que visa capacitar 1 milhão de meninas e mulheres na área de STEAMED (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte, Matemática, Empreendedorismo e Design). Considerada uma das pessoas mais influentes da África e uma das principais lideranças do mundo na área de tecnologia.
 

Saiba mais: 

NASA Space Apps Challenge 2020

 

Onde: Evento Online

Data: 02, 03 e 04 de outubro

Inscrições: Online, gratuitas, até o dia 01 de outubro.

 

 

Link de inscrição:

https://www.sympla.com.br/space-apps-challenge-sao-jose-dos-campos__994117


Página oficial do evento: https://2019.spaceappschallenge.org/locations/

Redes Sociais: https://www.facebook.com/spaceappschallengesjc

https://instagram.com/nasachallengesjc?igshid=5ubi2jabgacb

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter