Jungmann recebe grupo de empresários norte-americanos do setor aeroespacial

Alexandre Gonzaga

Uma delegação de empresários do setor aeroespacial norte-americano, liderados pela presidente da Boeing para América Latina, Donna Hrinak, esteve nesta quinta-feira (14) no Ministério da Defesa (MD) para tratar de futuras parcerias entre as indústrias do Brasil e dos Estados Unidos.

A delegação foi recebida pelo ministro Jungmann, que ressaltou a urgência na aprovação do Acordo de Salva-Guardas com os Estados Unidos. Aos empresários, Jungmann lembrou, que semana passada, em visita à Jordânia, conversou com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, que mostrou-se muito receptivo a ajudar neste assunto.

Em novembro, o ministro cumpriu uma agenda oficial nos Estados Unidos, que incluiu encontros com empresários e onde foram discutidos temas de defesa.

Presente no encontro, o diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), embaixador Rubens Barbosa, declarou que a retomada do uso do Centro de Lançamento de Alcântara é significativo para o País.

Os norte-americanos têm grande expectativa na oportunidade de negócios entre o Brasil e os Estados Unidos e disseram que o mercado aeroespacial deve crescer muito nos próximos anos. "Estamos procurando no mundo locais mais apropriados para lançamentos, principalmente, na órbita equatorial", afirmou um dos empresários.

O chefe de Assuntos Estratégicos do MD, brigadeiro Alvani Adão da Silva, relatou que está sendo elaborada uma nova governança na área espacial para "tornar o setor um programa de Estado". Os empresários visitaram na quarta-feira (13) a cidade São José dos Campos (SP) e ficaram impressionados com os avanços do setor aeroespacial brasileiro. Amanhã (15), eles irão conhecer as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter