Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

A Suécia lançou com sucesso o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do Programa Microgravidade europeu.
 
O foguete, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atingiu altura maior do que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o Chefe da Subdiretoria de Espaço (SESP) do IAE, Coronel Aviador Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.
 
O lançamento ocorreu nesta semana (27/11), em Esrange (Suécia), às 10h10 horário local, 7h30 pelo horário de Brasília.
 
O VSB-30 é certificado pela Agência Espacial Européia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Foi 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e Agência Espacial Alemã (DLR). Três lançamentos aconteceram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e os demais em Esrange.
 
Dados do voo:
– Apogeu: 258,4 km (estimado); 263 km (real);
– Alcance da carga útil: 74,16 km (estimado); 72 km (real);
– Dispersão do ponto de impacto = 1 sigma;
– Tempo de microgravidade: 6 min 11 seg.

Fonte: IEA/Agência Força Aérea

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter