Satélite sino-brasileiro CBERS-4 pronto para ser colocado em órbita

MACAU-HUB (CHINA)
Via Notimp / FAB

O programa de lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-4 pode iniciar-se, anunciou sábado em Pequim o coordenador do Segmento Espacial, o brasileiro António Carlos de Oliveira Júnior.

O satélite é o quinto desenvolvido ao abrigo de um acordo de cooperação entre o Brasil e a China, tendo a revisão final do projecto, etapa importante que antecede o seu lançamento, sido realizada no passado dia 18 de Setembro corrente.

Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) apresentaram e discutiram os resultados dos testes eléctricos e ambientais realizados no novo modelo do satélite sino-brasileiro, que tem lançamento previsto para Dezembro.

“Não tendo sido identificada qualquer problema de maior, a conclusão dos especialistas dos dois países foi a de que o satélite está pronto para iniciar a sua campanha de lançamento”, disse António Carlos de Oliveira Júnior, de acordo com a Agência Espacial Brasileira.

O satélite segue agora para a base de lançamento de satélites de Taoyuan, na província de Shanxi, 760 quilómetros a sudoeste de Pequim, onde deverá chegar dia 16 de Outubro próximo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter