Construção em Marte por impressão 3D

Impressão 3D em Marte?


Matéria via GE Blog


O método de impressão que vem revolucionando a tecnologia nos últimos tempos ganha o Sistema Solar: cientistas planejam enviar robôs que executem esta tecnologia para a superfície de Marte, onde auxiliarão na construção de infraestrutura no planeta. O método utilizado será o contour crafting, sistema de construção de edifícios desenvolvido na Escola de Engenharia no sul da Califórnia.

O modelo foi originalmente proposto para construir moldes de repartições industriais. Behrokh Khoshnevis, pesquisador da Universidade, aplicou a tecnologia de forma que fosse possível auxiliar na construção de residências com ganho de velocidade, principalmente após desastres naturais. A construção é feita por camadas preenchidas sobre a estrutura, com a inclusão dos componentes estruturais a medida que as paredes estão em construção. Em Marte, os robôs aproveitarão o regolito – material rochoso da superfície do planeta – como matéria-prima para a impressão 3D que reproduzirá a infraestrutura terrestre, como prédios e estradas.

Universidade da Califórnia levou o conceito do contour crafting para a NASA, de forma que os robôs possam também construir a parte elétrica, encanamento e tubulações e equipamentos de ar condicionado. Aqui, você pode saber mais sobre esta tecnologia e sobre como a equipe espera usá-la para a construção de habitações.

A GE também usa a impressão 3D em diversos processos. Já contamos esta história aqui no blog, visite o post para relembrar. A história de hoje é uma adaptação do texto publicado originalmente na Txchnologist, plataforma de conteúdo apoiada pela GE.
 


 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter