Segurança Nacional é tema de encontro de militares no Centro de Lançamento de Alcântara

Atualização 13:56 – 16 ABR 14

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, finalizou na sexta-feira (11/04) a 13ª Reunião sobre Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse para Defesa (REPID). O encontro de três dias reuniu integrantes do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Com o tema segurança nacional embasando as discussões, diversos projetos foram apresentados e detalhados, entre eles: projetos ligados aos sistemas de Comando e Controle, defesa em múltiplos cenários, soluções de tecnologia da informação em Defesa Cibernética, reaparelhamento da infraestrutura e equipamentos de defesa.

No último dia da 13ª REPID, a comitiva com membros das três Forças Armadas conheceu as instalações operacionais do CLA. Em discurso, o Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, destacou a importância das atividades desempenhadas pela unidade da Força Aérea no Maranhão traçando um panorama atual do setor espacial, um relato histórico da atividade no país, infraestrutura disponível e últimas modernizações implementadas no Centro e desafios para os próximos anos.

Em seguida, os visitantes conheceram o Centro de Controle do CLA, local que coordena todas as atividades inerentes às operações de lançamento, e acompanharam uma operação simulada. Os integrantes visitaram também o Setor de Preparação e Lançamento e conheceram os foguetes de Treinamento Básico e Intermediário, lançados tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com objetivo de manter pessoal e equipamentos operacionais.

A comitiva visitou ainda o Centro de Controle Avançado, onde conheceram a Casamata, instalação mais próxima à área de lançamento, e que abriga engenheiros e técnicos que trabalham diretamente na montagem, transporte e integração dos veículos espaciais nos lançadores. Por fim, os visitantes foram apresentados à nova torre móvel de integração, a plataforma de lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), principal engenho aeroespacial brasileiro.

Despedida

A 13ª REPID marcou a despedida do serviço ativo do General-de-Divisão João Edison Minnicelli, vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, que foi homenageado pelos colegas pelos serviços prestados no desenvolvimento tecnológico do sistema de defesa nacional. Ao se despedir, o General Minnicelli afirmou que independente do branco, do verde-oliva e do azul das Forças Armadas, todos vestem na realidade o verde e o amarelo pelo qual assumem o compromisso de defender a pátria.

Ele ainda fez questão de agradecer a todos, que em mais de trinta anos de serviço prestado ao Exército Brasileiro e ao Ministério da Defesa, estiveram juntos no trabalho cotidiano. Durante o almoço o oficial general e todos os demais integrantes da 13ª REPID assistiram à apresentação do “Boi Nina Rodrigues”, grupo de bumba meu boi típico da cultura maranhense.

REPID

A REPID é realizada pelo Ministério da Defesa em organizações militares estratégicas das Forças Armadas, com o objetivo de atualizar a situação dos projetos em andamento, principalmente aqueles que envolvem a integração de sistemas das três Forças, submeter novos projetos e compartilhar informações entre cada uma das instituições do Ministério da Defesa, com vistas à ampliar a interoperabilidade entre as Forças. A próxima edição da REPID deve ocorrer na segunda quinzena do mês de setembro de 2014.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter