Space Shuttle – Fim de uma era

 
O ônibus espacial Endeavour partiu do centro espacial Kennedy, na Flórida (EUA), nesta segunda-feira no horário previsto, às 8h56h (hora de Brasília).

A tripulação a bordo ficará 16 dias na ISS (Estação Espacial Internacional) e é formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas Michael Fincke, Greg Chamitoff e Andrew Feustel e o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia), o italiano Roberto Vittori.

Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura, o Espectômetro Magnético Alpha, que custou US$ 2 bilhões.

Além de todos os funcionários da Nasa (agência espacial americana) envolvidos na operação, são esperados cerca de 45 mil convidados no centro espacial Kennedy, de onde partirá a nave.

Nas cidades e estradas que ficam próximas ao Kennedy, são aguardados outros 500 mil espectadores –a multidão começou a se juntar na noite de domingo ao longo dos rios Banana e Indian.

Esta será a última missão do Endeavour, que será aposentado e exibido posteriormente para turistas de um museu em Los Angeles. Ele leva a bordo um detector de matéria escura cuja construção custou US$ 2 bilhões.

Depois do Endeavour, será a vez do Atlantis partir, encerrando o programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos que operou nos últimos 30 anos. O lançamento da Atlantis está previsto para junho deste ano
 

MULHER DO COMANDANTE


A deputada republicana Gabrielle Giffords, mulher do comandante da missão do Endeavour, o astronauta Mark Kelly, saiu de Houston na última sexta-feira (13) para acompanhar hoje o lançamento.

Ela verá a partida de um local que é reservado para os familiares dos astronautas.
Giffords está se recuperando de um tiro que a atingiu durante um atentado em Tucson, no Arizona, neste ano. Ela também compareceu à primeira tentativa de lançamento do Endeavour, em 29 de abril, que foi cancelada devido a uma falha elétrica.
 

Fim de uma Era

 
Com o lançamento do Endeavour e sua reentrada na atmosfera prevista para 1º de Janeiro de 2011 e o lançamento da Atlantis previsto para 28 de Junho encerra-se o ciclo dos Ônibus Espaciais (Space Shuttle).

O primeiro vôo completo foi em Abril de 1981 com a Columbia (STS-1).

As principais datas e ventos:
 
12 Abril 1981 1 º vôo Columbia (STS-1)
11 Novembro 1982 1º vôo Operacional  – 4 Astronautas(STS-5)
28 Janeiro 1982  Explosão da Challenger – 7 Astronautas morrem  (STS-51)
29 Setembro 1988 Primeio vôo pós acidente com a Challenger, foi o Discovery (STS-26)
 1º Fevereiro 2003 Columbia desintegra-se na reentrada, 7 astronautas morrem  (STS-107)
 28 Junho 2011 data prevista paraa o lançamento da Atlantis. Último vôo do programa Space Shuttle
 
Ao todo foram construídos seis transportadores orbitais:
 
1 –  Enterprise (OV-101), usado para testes de planeio
2 –  Columbia(OV-102)
2 –  Challenger (OV-099) Explodiu após 73 segundo do lançamento
4 –  Discovery(OV-103)
5 –  Atlantis(OV-104), ará o último voo do Programa Space Shuttle
6 – Endeavour (OV-105) construída com peças sobressalentes do programa Space Shuttle para substituir a Challenger

Calcula-se que cada vôo do Space Shuttle custe 1,5 Bilhão de dólares. O custo total do programa deve acender a 170 Bilhões de dólares.

As pistas alternativas para pouso do Space Shuttle após a reentrada na atmosfera eram a Base de testes de Istres, na frança, e a pista da Embraer, em Gaviâo Peixoto. Ambas com mais de 5.000 metros de extensão

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter