Colômbia: campeã do Fuerzas Comando 2012

Pela quinta vez na história do Fuerzas Comando, a Colômbia levou o título de campeã das Olimpíadas Militares Antiterrorismo, o evento esportivo de forças especiais mais importante do hemisfério ocidental. Equador e Uruguai ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, seguidos de El Salvador e Guatemala.

Apenas umas horas depois de anunciada a vitória, a equipe ganhadora foi condecorada pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, que chegou ao Forte Militar de Tolemaida em 13 de junho para participar da cerimônia de ativação de três novas brigadas móveis e quatro batalhões do Exército.

Acompanhado do ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, o presidente aproveitou a oportunidade para dirigir-se aos sete comandos colombianos que elevaram o nome do país na décima edição do Fuerzas Comando. “Nós temos as melhores Forças Armadas do continente (…); nada se compara com a preparação que têm os nossos homens, que além de tudo foram forjados no combate, porque somos o único país de todo o continente que continua em guerra”, disse.

Por outro lado, os integrantes da equipe ganhadora dedicaram a sua vitória ao povo colombiano e afirmaram que o que lhes deu forças nos momentos mais difíceis da competição foi o “oitavo” participante. “Ele se preparou para competir conosco, mas, lamentavelmente, morreu em um exercício militar em 5 de março”, explicou o Subtenente Aquiles, quem, por razões de segurança, preferiu usar um pseudônimo.

No mesmo dia, o Forte Militar de Tolemaida serviu de cenário para o chamado “Salto da Amizade”, no qual uns 400 militares e membros das forças especiais de 21 países do continente americano se lançaram em paraquedas de uma altura de 12.000 pés. Entre os paraquedistas estava o General Alejandro Navas, comandante do Comando Geral das Forças Militares da Colômbia, que se lançou do mesmo avião da Força Aérea Colombiana com comandos de outros países: República Dominicana, Canadá, Guatemala e México.

O evento, que começou antes do amanhecer, contou com a presença da embaixadora Carmen Martínez, subcomandante civil e assessora política do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM). Durante a sua visita, Martínez expressou admiração pela tenacidade demonstrada pelos competidores. “O que me impressionou foi a interação entre as equipes, a maneira com que se ajudam entre si. Isto é um símbolo do que podemos fazer entre nossos países: gente que se ajuda entre si, países que se ajudam entre si”, expressou.

A embaixadora Martínez também ressaltou o fantástico trabalho efetuado pelos organizadores colombianos e a importância da colaboração que se cria a partir de encontros internacionais como este. “O nosso continente é como um grande bairro e, se queremos viver em um bom bairro, temos que ser bons vizinhos, ajudar-nos uns aos outros. O que acontece em um país afeta o outro e não podemos estar isolados”, insistiu.

Patrocinado por SOUTHCOM desde a sua criação em 2004, o Fuerzas Comando se propõe a fortalecer as relações entre os membros das Forças Armadas do continente americano, bem como compartir habilidades, técnicas e táticas na luta contra o terrorismo.

Chile, que nesta oportunidade ficou em décimo lugar, será a sede em 2013 da décima edição do Fuerzas Comando.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter