Segurança – Aniversário de 25 anos do GATE/RS

O 1º BOE Iniciou sua trajetória, no dia, 10 de março de 1964, com a criação da Companhia de Segurança que tinha como missão o patrulhamento militar da guarnição de Porto Alegre, guardas de honra e serviços especiais.

Em 1º de setembro do mesmo ano, a Companhia de Segurança tornou-se uma subunidade independente, passando a denominar-se Companhia de Policiamento Militar, tendo a partir desta data marcada oficialmente sua criação.

Em Janeiro de 1998, pela força da Lei de Organização Básica da Brigada Militar , o então Batalhão de Polícia de Choque passou a denominar-se "Batalhão de Operações Especiais", unidade de elite da Corporação, preparada para atuar em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o 1º BOE possui quatro subunidades de Operações Especiais. A 1ª e 2ª Companhias desenvolvem atividades de choque, policiamento em praças desportivas, reintegrações de posse, entre outra gama de missões. A 3ª Companhia engloba o Grupo de Ações Táticas Especiais, o GATE, o Canil e o Pelotão de Batedores Motociclistas. A 4ª Companhia é composta pelas Patrulhas Especiais ( PATRES).

GATE 25 anos

Ontem foi a comemoração do Aniversário de 25 anos e homenagem aos Fundadores do GATE/RS.

Restaurando a Verdade Histórica das raízes e Fundamentos desta Unidade de Forças Especiais, que foram Baseadas nas Unidades Antiterroristas dos Países de Primeiro Mundo.

Não confundam com grupos policiais municipais ao estilo SWATS ou Grupos que colocam fardamento preto sem ter a mínima formação e controle emocional para tão perigoso e sério trabalho.

Nos Cursos do GATE/RS são exigidos os mais altos índices de Controle Emocional, Coragem, Iniciativa, Honra, Força e Altíssimo Nível Técnico.

Na continuidade após o curso de FORMAÇÃO, continuamos 24 horas por dia, treinando e aperfeiçoando nossas TÉCNICAS DE FORÇAS ESPECIAS, treinamentos no Tatame, nas "casas de matar" com o uso de explosivos e munição reais. E seguindo a doutrina usada em todos os Grupos sério no mundo afora, o GATE/RS busca a perfeiçã. com: "treinamento duro, combate fácil."

"Imaginamos nossos entes queridos numa situação de risco e tendo a certeza absoluta que agiremos com firmeza, velocidade e eficiência, cumpriremos nossa missão."

Ficamos muito felizes de termos arado a terra, plantado sementes em terreno Fértil, onde hoje Nasceram muitos Comandos, frutos do nosso ideal realizado.

"Força e Honra"
Caveiraaaaaaaaaaaa!

Cel RR Heitor Sá de Carvalho

*Publicado Originalmente na Fan-page do Gate no Facebook: Acesse Grupo de Ações Táticas Especiais – RS (link)


Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter