Marinha celebra o Dia Mundial dos Oceanos

Com o objetivo de chamar atenção e inspirar iniciativas que colaborem para a sua proteção, em 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos. A data foi estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro, em 1992 (RIO-92).

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e reúnem 97% de toda a água do planeta. São os maiores reguladores do clima e das condições meteorológicas, além de abrigarem a maior biodiversidade global.

O entendimento dos mares assume um papel fundamental para o Brasil, detentor de uma área marítima com mais de 5,7 milhões de km², a Amazônia Azul. É por esse patrimônio que transita 95% do nosso comércio exterior e concentra 97% da produção nacional de petróleo. Para o País, os oceanos representam fator preponderante para o desenvolvimento nacional.

Hidrografia e Oceanografia são duas das ciências que contribuem para o conhecimento do espaço oceânico. A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) é a instituição nacional responsável por promover e coordenar, no Brasil, as atividades de levantamentos e análises de dados hidroceanográficos, que resultam em informações ambientais aplicadas em apoio à aplicação do Poder Naval, à Segurança da Navegação e à execução de projetos de pesquisa. Beneficiam-se, assim, setores como meio ambiente, agronegócio, transporte, defesa civil, indústria do petróleo e a sociedade em geral.

No Dia Mundial dos Oceanos, a DHN e demais organizações da Marinha fazem questão de divulgar a importância da Hidrografia e da Oceanografia para a sociedade, de modo a estimular o desenvolvimento da Mentalidade Marítima na população, para que as potencialidades do mar sejam exploradas de forma sustentável, segura e profícua, em benefício do País.

Informações oceanográficas contribuem para o desenvolvimento nacional

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter