Marinha apreende embarcação venezuelana por pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras

O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu, no dia 18 de março, um barco pesqueiro de bandeira venezuelana, que realizava atividade de pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do estado do Amapá, em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval e o Centro Integrado de Segurança Marítima.

A embarcação, com 15 tripulantes de nacionalidade venezuelana, transportava mais de quatro toneladas de pescado da espécie pargo, sem licença para este tipo de atividade. Ao ser avistado, o barco tentou se evadir do local, mas foi interceptado e inspecionado por militares do NPa “Bocaina”, que assumiram o controle da embarcação.

Ela foi escoltada até o Porto de Santana (AP) e apresentada à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes. Esta ação reforça a importância da presença dos navios da Marinha do Brasil na Zona Econômica Exclusiva, em parceria com demais órgãos, contribuindo para garantir a soberania da Amazônia Azul e coibir ilícitos, como a pesca ilegal não declarada e não regulamentada.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter