Amazônia Azul – A Pesquisa Operacional na busca da eficiência logística para exploração das riquezas do pré-sal

Em sua 17ª edição, o Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM), organizado pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), será realizado nos dias 06 e 07 de agosto, na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro. O tema deste ano será “Amazônia Azul: A Pesquisa Operacional na busca da eficiência logística para exploração das riquezas do pré-sal”.
           
O Simpósio deste ano traz novidades em sua estrutura e na grade de programação, consequência do aumento do número de participantes e da grande procura pelos minicursos, workshops e palestras oferecidos.
           
A programação dos dois dias de evento contará com Sessão Plenária, apresentação de artigos científicos, mesa redonda, dez palestras, três workshops e onze minicursos, ministrados por renomados palestrantes de instituições como:

– Universidade de Lisboa;
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE – UFRJ);
– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);
– Instituto Militar de Engenharia (IME);
– Universidade Regional de Blumenau;
– Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e,
– Furnas.
              
Outra novidade nesta edição é o 1º Seminário de Computação Quântica e Computação Massivamente Paralela. Especialistas no assunto como Melvin Greer,  da indústria americana de  Defesa – Lockheed Martin; e Renato Portugal, Antonio Roberto Mury, Bruno Schulzea e Mariza Ferro do Laboratório Nacional de Computação Científica, já estão confirmados na programação do Seminário.
         
Pelo segundo ano, o SPOLM terá um espaço reservado para a Simulação em Ambientes Virtuais. O Simulador de Aviso de Instrução vai proporcionar uma experiência de manobra de um navio de guerra da Marinha do Brasil.
           
O objetivo do SPOLM é integrar desenvolvedores de ferramentas de apoio à decisão e logística com as organizações que constituem parcela do Poder Marítimo e com representantes das demais Forças, dos órgãos de governo, do meio acadêmico e do setor produtivo, que atuam em atividades de Pesquisa Operacional e Logística, o que possibilitará o intercâmbio de informações entre empresas e o meio acadêmico. O produto esperado do Simpósio é a aplicação de tecnologias, com base científica, em processos e produtos brasileiros capazes de torná-los mais eficientes e competitivos.
         
Os interessados podem acompanhar toda a programação e se inscrever gratuitamente no site do evento  http://www.casnav.mar.mil.br/spolm.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter