SisGAAz – Marinha Avança com o Programa

Nelson During
Editor-Chefe DefesaNet
 

 
O Escritório de  Programas Estratégicos da Marinha tem seguido a risca o cronograma apresentado para o  Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). Embora com o percalço de troca do Diretor da Diretoria de Projetos Especiais da MB (ver abaixo).
 
Os eventos chaves já ocorridos são:

17 Jan 14     Emissão RFP
17 Fev 14     Recebimento de crítica ao RFP oferecido pelas empresas
19 Mar 14     Emissão RFP Definitiva
31 Mar 14     Proposição Main Contractors
 
O Escritório de  Programas Estratégicos da Marinha divulgou os nomes das organizações, que formalizaram a intenção de participar do processo de obtenção do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), como candidatas ao papel de Main Contractor:
 
Listagem em ordem alfabética
 

Andrade Gutierrez AGDefesa & Segurança
ARES Aerospacial e Defesa S.A.
AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A
EMBRAER Defesa e Segurança  S.A.
ENGEVIX Sistemas Sistemas de Defesa e Tecnologia
IESA Óleo e Gás S.A
ODEBRECHT Defesa e Tecnologia S. A
OAS DEFESA
Queiroz Galvão Defesa
Shelter Consultoria em Proteção e Segurança Marítima LTDA
SIEM Offshore do Brasil S.A.
SYNERGY Defesa e Segurança

 
Como DefesaNet já tinha adiantado em artigo de 26 de Janeiro, uma análise da apresentação do SisGAAz ( Artigo – SisGAAz – Um projeto ambicioso Link)
 
Cinco das empresas acima listadas foram citadas. Algumas empresas, que aparecem na lista atual são para escapar do poder discricionário dado pelo Escritório de Programas Estratégicos da Marinha às "Main Contractors".
 

Nota DefesaNet – O organograma apresentado pela MB mostra a importância e o poder discricionário dado às Main Contractors.

A MB deixa aberta a porta para outras empresas, que desejarem candidatar-se a Main Contractor poderão apresentar-se até a data limite de 17 de julho de 2014, desde que tenham tomado conhecimento dos documentos já distribuídos pela MB. Propostas apresentadas em desacordo com o conteúdo e formato previstos no RFP divulgado em 20 de março de 2014 serão desconsideradas.
 
Caso a candidata a Main Contractor julgue que apenas as suas próprias capacidades são suficientes para desenvolver o SisGAAz, deverá declarar que não se utilizará de qualquer “Fornecedoras de Sistemas do Programa SisGAAz” (FSIS), até 17 de julho de 2014.
 

Definição apresentada pela MB

MAIN CONTRACTOR (Contratante Principal) – Entidade responsável perante a Gerência de Projetos da Marinha do Brasil (GPMB),  pela coordenação e execução dos trabalhos de desenvolvimento e integração dos sistemas componentes do SisGAAz, produzidos pelas Fornecedoras de Sistemas do Programa SisGAAz (FSIS).
 


Um ponto polêmico é a posição do Escritório de  Programas Estratégicos da Marinha de canalizar as informações somente para as Main Contractors, que devem ser empresas Estratégicas de Defesa  (EED). Assim as empresas que desejam participar do processo de obtenção do SisGAAz no papel de  Fornecedoras de Sistemas do Programa SisGAAz (FSIS), “devem procurar as candidatas a Main Contractor”, para apresentem as suas capacidades e possibilidade de formalização de acordos.
 
Outro ponto relevante foi a nomeação do  Contra-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha como Diretor da Diretoria  de Programas Estratégicos da Marinha, em substituição ao Vice-Almirante
Antonio Carlos Frade Carneiro.
 

 
 


Arte – COMDEFESA

 

Matérias relacionadas:

SisGAAz – Um projeto ambicioso Link

Atlântico Sul – Brasil apresenta proposta para exploração mineral Link
 
Defesa em Debate – Atlântico Sul: e se não for um projeto político só da ZOPACAS? Link
 
País já arma defesa de tesouro submerso Link

O Editor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter