Ministério do Interior da França escolhe a CASSIDIAN para implementar sistema global de alerta e informação para a população

A Cassidian, uma empresa EADS, foi selecionada pelo Ministério do Interior da França (Mol) para fornecer um sistema global de alerta e informação da população (Système d’Alerte et d’Information des Populations – SAIP).

O contrato inclui o desenvolvimento, integração e suporte do software SAIP durante seu ciclo de vida, além da carcaça da rede de sirenes de alerta. Com esse novo sistema de alerta, o Mol ganha importantes meios de comunicação, ampliando a sua capacidade de responder a emergências e garantir a segurança da população francesa.

O SAIP faz parte do programa de renovar os atuais sistemas públicos franceses de alerta e informação. O sistema permite o envio de alertas para regiões específicas através de uma rede de sirenes, serviços de telefonia móvel e provedores de sistemas de informação e alertas, entre outros, usando vários tipos de mensagens.

A diretoria geral de segurança civil e gestão de crises (Direction Générale de la Sécurité Civile et de la Gestion de Crise – DGSCGC) do Mol francês será responsável pela operação do sistema, que também pode ser acessado por autoridades nacionais e regionais, além de prefeitos.

Durante a primeira fase do projeto SAIP, o Sistema de Notificação Emergencial (ENS) desenvolvido pela Cassidian será implementado e integrado com a infraestrutura nacional de transmissão compartilhada (INPT -Infrastructure Nationale Partageable des Transmissions).

A INPT – uma rede segura de Rádio Móvel Profissional (PMR) TETRAPOL – foi escolhida como o canal de comunicação preferido devido a sua resistência, segurança, cobertura e custo total de implementação. O ENS possibilita o monitoramento de todo o sistema de alerta usando a capacidade de transmissão de dados da rede INPT.  Durante a segunda fase, a Cassidian deve fornecer 2.000 a 8.000 terminais móveis TETRAPOL que serão personalizados para o programa. 

O sistema SAIP também pode ser usado por pessoas autorizadas para distribuir informações ou instruções importantes em regiões específicas via voz e texto usando múltiplos meios de comunicação (p.ex. linhas fixas e móveis, smartphones, pagers, email, etc.)

"O projeto SAIP será beneficiada por toda a nossa experiência nesse setor," disse Jean-Marc Nasr, Chefe de Soluções de Comunicações Seguras. "Durante praticamente três décadas, os serviços e as soluções de alerta da Cassidian serviram as necessidades de comunicação crítica dos setores públicos e privados.

Casos importantes incluem sua utilização durante o Furacão Katrina nos EUA e a pandemia da H1N1.  Com a experiência de servir várias agências federais dos EUA, conhecemos e podemos atender às necessidades de organizações de missão crítica como o DGSCGC".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter