Segurança qualifica polícias para 2016

Uma semana depois do término dos Jogos Olímpicos de Londres, o mundo se pergunta como será a festa carioca daqui a menos de quatro anos. Antes, a cidade ainda será a sede da final da Copa do Mundo de futebol, em 2014.

Vinculado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, o subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, o delegado Roberto Alzir Dias Chaves, integrou o grupo de observadores em Londres.

Ele retornou com a certeza de que será necessário utilizar o modelo de segurança para as competições em muitos eventos-testes. Além da Copa e da Olimpíada, Dias Chaves ainda tem na sua agenda a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude – ambos no ano em 2013.

Uma reunião no mês que vem vai começar a definir como será o planejamento de segurança para os dois eventos. Em outubro, policiais britânicos virão ao Brasil para passar a experiência deles aos agentes do Rio.

“É claro que são cidades. O Rio precisa investir em capacitação e equipamento. Verificamos que é preciso uma grande análise de risco. Mas não pensamos apenas nos Jogos. O que a gente quer é ir além, que a população tenha uma polícia melhor. Temos uma imagem negativa hoje que queremos reverter. Esse será nosso legado”, diz Roberto Alzir.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter